Fechar
GP1

Piauí

Arimatéia Lopes se manifesta após ocupação da reitoria da UFPI

O protesto já dura quase 48 horas e o GP1 foi ao local na manhã de hoje (20), onde uma aluna relatou o atual cenário do movimento.

Lucas Dias/GP1 1 / 5 Manifestação na reitoria da UFPI Manifestação na reitoria da UFPI
Lucas Dias/GP1 2 / 5 Reitoria da UFPI Reitoria da UFPI
Lucas Dias/GP1 3 / 5 Manifestação contra à pec 241 Manifestação contra à pec 241
Lucas Dias/GP1 4 / 5 Cartaz de Fora Temer Cartaz de Fora Temer
Lucas Dias/GP1 5 / 5 Alunos manifestam sobre à PEC 241 Alunos manifestam sobre à PEC 241

Já são quase 48 horas que a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está ocupada por estudantes da instituição. O movimento teve início na última terça-feira (18). Na manhã de hoje (20), o GP1 conversou com a estudante de jornalismo, Poliana Oliveira, que relatou as reinvindicações do grupo e a posição da direção da universidade. 

“Por enquanto eles não fizeram um acordo sobre o fim do movimento. O acordo que temos é para ficarmos ocupando o salão nobre, mas não existe nenhuma contrapartida deles”, afirmou.

Reivindicações

“A nossa principal reivindicação é contra a PEC 241 e por todo o Brasil está tendo movimentações contra essa PEC, e fora também que nós temos nossas pautas locais, que é contra a precarização da UFPI, que a gente sabe que o nosso R.U. [Restaurante Universitário] não é de qualidade, nossos laboratórios não são de qualidade. Além da repressão da segurança que sofremos na universidade”, comentou Poliana Oliveira.

Ainda segundo a aluna, o movimento de ocupação de reitorias está acontecendo em várias universidades e institutos de ensino no Brasil. “Não existe previsão para acabar. A previsão que a gente soube por alto é que amanhã (21) eles iriam conversar com a gente, mas isso não foi confirmado ainda”, complementou.

Outro lado

Em vídeo divulgado no site da UFPI, o reitor da Instituição de Ensino Superior (IES), José Arimatéia Dantas Lopes, comentou o movimento dos estudantes e garantiu que amanhã (21) acontecerá uma nova conversa com os alunos, para que movimento tenha fim. 

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 José Arimatéia LopesJosé Arimatéia Dantas Lopes

“A pauta principal que motivou essa ocupação é uma pauta nacional. Junto com a pauta nacional, eles incluíram uma pauta local, que trata da segurança. Nós conversamos com os estudantes desde o primeiro dia da ocupação. Voltaremos a conversar nesta sexta-feira (21). Esperamos que ele nos entregue uma pauta por escrito, para que nós possamos nos manifestar também por escrito sobre a demanda por eles apresentada”, garantiu Arimateia Lopes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.