Fechar
GP1

Teresina - Piauí

“Quero melhorias para o Meio Ambiente”, diz Ariosto Martins

O candidato afirmou que o PV possui grandes chances de eleger três vereadores e adiantou que pretende ser um desses nomes que podem lograr êxito na disputa.

O GP1 recebeu o professor de Geografia, formado pelo Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ariosto Martins, que é candidato a vereador de Teresina pelo Partido Verde. Durante entrevista, o candidato discorreu sobre alguns temas e destacou as propostas que vai defender na busca de uma das 29 vagas na Câmara Municipal.

Ariosto Martins afirmou que o PV possui grandes chances de eleger três vereadores e adiantou que pretende ser um desses nomes que podem lograr êxito na disputa.

GP1: Porque o senhor decidiu disputar uma vaga no legislativo municipal?

Ariosto Martins: Eu cheguei em Teresina em 1994, na época, com 11 anos de idade. Sou natural da região dos Cerrados, Sul do Piauí e como muitos que vieram do interior cheguei para tentar vencer na vida através dos estudos. Entrei na UFPI com 17 anos de idade no curso de Geografia. Hoje sou concursado tanto do estado do Piauí quanto do Maranhão. Ao longo de todo esse período trabalhando também na iniciativa privada, eu fui conhecendo a cidade e todos os problemas. Já trabalhei em várias periferias.

Eu sempre gostei de política, acredito que todos temos um lado político, de buscar, reivindicar e propor. Essa minha formação como geógrafo faz a gente entender a cidade com outros olhos. Dentro desse contexto, acho que é a hora de colocar o nosso nome a disposição de Teresina.

  • Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Ariosto MartinsAriosto Martins

A ideia é contribuir, principalmente no tocante, a questão ambiental. Eu fico inquieto ao passar sobre o rio Poti e não visualizar, daqueles que ocupam cargos públicos, uma ação efetiva para amenizar a situação caótica do nosso rio com a formação dos aguapés pela falta de tratamento do esgoto doméstico. Quero uma voz para defender a questão ambiental. Buscar entender a questão da mobilidade urbana. Nosso trânsito é o mais caótico do Piauí. Propomos uma mobilidade mais humana, onde a gente possa incentivar efetivamente, o transporte coletivo efetivo.

GP1: Porque o PV decidiu sair de chapa pura na disputa proporcional?

Ariosto Martins: Desde o início, tínhamos a ideia concreta de nos unirmos e sairmos de chapa pura. Lançamos o número exigido de candidatos, aliás, era o único partido que tinha nomes acima do exigido, estávamos com 51 candidatos.

Através do diálogo, diminuímos o número de candidatos e saímos com os 44 como a lei exige. Nosso objetivo é eleger três vereadores e temos nomes fortes dentro do partido. A classe política esta desgastada, então nomes novos serão viáveis.

GP1: O PV tinha planos de lançar candidato próprio, mas acabou se aliando ao prefeito Firmino Filho. Porque os planos mudaram?

Ariosto Martins: Nós temos muitos formadores de opinião, com opiniões distintas. A maioria fez a opção da coligação com o prefeito Firmino. Cabe a nós, que pertencemos ao quadro respeitar as decisões. Muitos defenderam candidatura própria porque o nosso objetivo principal era ter um nome do partido, mas ao buscarmos um entendimento acabamos optando por uma coligação.

  • Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Ariosto MartinsAriosto Martins

GP1: Quais as suas propostas como candidato?

Ariosto Martins: Tenho como objetivos e propostas para um eventual mandato na Câmara Municipal, a melhoria da educação pública com a expansão das escolas de tempo integral. Dentro do contexto de tanta violência contra mulher, quero lutar por causas feministas com projetos que tornem mais rigorosas as penas aos agressores em especial, aos estupradores.

Quero discutir melhorias para o Meio Ambiente como preservação dos parques ambientais e a expansão das áreas verdes para Teresina retomar o título de Cidade Verde. Como geógrafo, vou propor ações que amenizem a degradação dos rios Parnaíba e Poti. Quero defender os animais, inclusive, citando que no Rio Grande do Sul e no interior de São Paulo, há um projeto onde as carroças são feitas com metalon, para substituir é usada a bicicleta, com isso, queremos diminuir a quantidade de carroças na cidade.

Além disso, preocupado com a quatidade de alunos oriundos de escolas públicas que ficam ociosos após, o ensino médio, eu quero contriburi para implantação de cursos preparatórios para o ENEM e preparatórios nas Comunidades.

GP1: Que mensagem pretende deixar aos teresinenses?

Ariosto Martins: Costumo dizer para os meus amigos que só em colocar o nome a disposição para disputar cargo eletivo você já precisa ter bastante coragem. Existe o bônus, mas existe o ônus também. Eu considero que nessa caminhada eu estou acompanhado de muitas mentes qualificadas, então tenho comigo que eu não posso errar.

Tenho uma história de vida em Teresina, um nome a zelar. Eu não quero me enquadrar ao sistema. Se eu tiver que me enquadrar ao sistema para permanecer na vida política quero fazer como o João Claudio, exercer apenas um mandato. Tenho a companhia de aproximadamente 200 professores nessa caminhada, e muitos alunos com mentes brilhantes que acreditam que podemos ser uma pessoa diferente no  meio de tanta corrupção, de tanta falta de caráter.

Chegando a Câmara Municipal, as pessoas vão se sentir representadas efetivamente, pois irei permanecer a mesma pessoa, humildade, autêntica e andando na periferia como sempre fiz. Essa é a minha história ao longo da vida. Quero ser um vereador presente nas comunidades de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.