Fechar
GP1

Piauí

Artistas piauienses ocupam prédio do Iphan contra Governo Temer

O movimento nacional "OcupaMinc" acontece em mais 22 locais ligados ao Ministério da Cultura, em quase todo o país.

Artistas piauienses ocuparam o prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Teresina, na manhã desta segunda-feira (23), em protesto contra o Governo Temer. A ocupação ‘OcupaMinc’ acontece em mais 22 órgãos ligados ao Ministério da Cultura (Minc), em quase todo o Brasil.
Imagem: Andreia Soares/ GP1Artistas piauienses ocupam prédio do IPHAN em Teresina(Imagem:Andreia Soares/ GP1)Artistas piauienses ocupam prédio do IPHAN em Teresina
As manifestações da classe artística contra o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), começaram após a reforma ministerial feita por ele no dia 12 de maio, logo depois que assumiu a presidência da República, quando ele transformou o Ministério da Cultura em secretaria e unificou ao Ministério da Educação.

Uma semana depois, após constantes movimentos em todo o país, Temer decidiu voltar atrás e recriou o Minc. Mas isso não foi o bastante para a classe artística, pois eles lutam agora pela saída do pemedebista do poder.

Segundo um dos articuladores do movimento, o músico Hugo dos Santos, os artistas não reconhecem o atual Governo e não haverá diálogo. “Essa luta já teve um resultado, quando o Temer voltou atrás, mas nós acreditamos que a luta é bem maior, é para derrubar o golpe e pela volta da democracia. Essa ocupação no Brasil todo dura até a queda desse Governo golpista”, declarou.
Imagem: Andreia Soares/ GP1Compositor e produtor cultural, Galvão Júnior(Imagem:Andreia Soares/ GP1)Compositor e produtor cultural, Galvão Júnior
Para o compositor e produtor cultural, Galvão Júnior, o golpe não está consolidado e um dos focos é tentar reverter o voto a favor do impeachment do senador Ciro Nogueira (PP). “Foi o Ciro que encabeçou essa saída do PP e acabou dando toda essa debandada dos outros partidos. O que temos que fazer é trabalhar em cima dele, até porque se a gente conseguir dois votos do Senado e ele vê que a população não concordou, a gente consegue reverter isso. Até porque eles eram do governo até anteontem”, afirmou.

Cerca de 20 artistas entre atores, músicos, dançarinos, produtores, compositores, escritores e pessoas dos movimentos negros e LGBTs, entre outros, articulam o cronograma de manifestos para realizarem na capital. Hoje, está acontecendo oficinas de dança e reuniões de apoio e a noite, haverá discotecagem e exibição de filme no estacionamento do local. Para amanhã, está sendo organizado um show. Mais informações, serão divulgadas na página ‘OcupaMinc Piauí’.
Imagem: Andreia Soares/ GP1Artistas articular manifestos em Teresina contra Temer(Imagem:Andreia Soares/ GP1)Artistas articular manifestos em Teresina contra Temer

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.