Fechar
GP1

Piauí

Assembleia aprova Orçamento Geral do governo do Estado para 2015

O projeto de lei 46/2014 estima as receitas a serem obtidas e fixa as despesas que cada poder poderá executar no próximo ano.

 Em primeira votação, a Assembleia Legislativa aprovou hoje (18) o Orçamento Geral do Estado para o ano de 2015, com receita estimada em R$ 8,6 bilhões. O projeto de lei 46/2014 estima as receitas a serem obtidas e fixa as despesas que cada poder poderá executar no próximo ano. Foram vários dias de debates entre os parlamentares e as instituições até que foi formado um consenso. Segunda-feira (220 a matéria será discutida em segunda votação e votação final, encerrando o ano legislativo.
Imagem: DivulgaçãoOrçamento 2015 é aprovado em primeira votação(Imagem:Divulgação)Orçamento 2015 é aprovado em primeira votação
O embate ocorria porque o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado queriam mais recursos e a bancada que apoia o segundo governo não queria ceder. Ao final, o TJ teve um incremento de 20,2% sobre o Orçamento de 2014, o MPE também 20,2% e o TCE 19,9%. A Assembleia Legislativa terá um reajuste de 12%.
 
Também foi aprovado hoje o projeto do Poder Executivo que concede diferimento e de crédito presumido para estabelecimento industriais e agroindustriais e cria o Fundo de Desenvolvimento Industrial do Piauí (Fundipi). Também foi aprovado o projeto da Mesa Diretora regulamentando a atuação e funcionamento da Controladoria Geral da Assembleia Legislativa.
 
Também foi aprovada a autorização para que o Executivo conceda subvenções sociais a entidades ou instituições públicas ou privadas sem finalidade lucrativa e que mantenham em funcionamento regular escolas alternativas ao sistema de ensino.
 
O projeto mais polêmico foi sobre a autorização da doação de um terreno em Bom Jesus para o Tribunal de Justiça construir o fórum daquela cidade. Os deputados Marden Menezes (PSDB) e Robert Rios (PDT) entenderam que a matéria não poderia ser votada porque a lei diz que o Estado não pode fazer doação de seu patrimônio três meses antes e três meses depois da eleição. O deputado Wilson Brandão (PSB) explicou que o terreno não estava sendo doado, mas apenas a Assembleia estava autorizando a doação. Ao todo, na sessão de hoje foram aprovadas 50 matérias.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.