Fechar
GP1

Piauí

Assembleia Legislativa relembra os seis anos da tragédia de Algodões

O deputado Marden Menezes afirmou que o Governo do Estado precisa voltar a negociar com as vítimas e que a tragédia não pode ser esquecida pelos piauienses.

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, na manhã desta quarta-feira (27), uma sessão solene em alusão aos seis anos da tragédia causada pelo estouro da barragem de Algodões, na cidade de Cocal. A sessão foi proposta pelo deputado Marden Menezes (PSDB).
Imagem: Luiz Carlos Júnior/GP1Sessão solene em alusão a tragédia de Algodões(Imagem:Luiz Carlos Júnior/GP1)Sessão solene em alusão a tragédia de Algodões
O deputado Marden Menezes afirmou que o Governo do Estado precisa voltar a negociar com as vítimas e que a tragédia não pode ser esquecida pelos piauienses.

“Ao longo dos anos conseguimos na Justiça algumas decisões como o pagamento das pensões, a reposição das pensões em atraso e felizmente, hoje, as pensões estão em dia. O que nós estamos buscando, além de não deixar cair no esquecimento a tragédia que vitimou muitos piauienses, é trazer a reivindicação para o governo do Estado para que volte à mesa de negociações com as vitimas para que a gente resolva de uma vez por todas essa problemática, pagando a indenização devida às famílias”, disse o deputado.
Imagem: Luiz Carlos Júnior/GP1O deputado Marden Menezes foi o propositor da audiência(Imagem:Luiz Carlos Júnior/GP1)O deputado Marden Menezes foi o propositor da audiência
De acordo com o presidente da Associação das Vítimas e Amigos das Vítimas da Barragem Algodões, Corsino Medeiros, as famílias atingidas pela tragédia esperam receber as indenizações ainda em vida e que, para que isso ocorra, as famílias abriram mão de boa parte do valor das indenizações para, assim, conseguirem um acordo com o Governo do Estado.

“São seis anos de angustia, sofrimento, seis anos de espera, seis anos de clamor por justiça e chegamos ao final quando começa a haver indícios de um encaminhamento de um processo de solução. O judiciário tem nos dado ganho de caso sempre, as pensões têm sido paga a custo de muitas ações judiciais. Por outro lado, a indenização que viria a ser a solução definitiva está pendente, o Tribunal de Justiça já nos deu esse direito, determinou que o Estado pagasse, mas o Estado resiste. Nós fizemos uma proposta de acordo amigável, uma composição extrajudicial para que as vítimas possam, em vida, beneficiar-se dos recursos dessa ação porque do contrario somente os tataranetos iram receber,” afirmou o presidente ao Portal GP1.

O Tribunal de Justiça determinou que o Estado deve ressarcir as vítimas da Barragem de Algodões em mais de R$ 350 milhões, mas as pessoas atingidas pela tragédia estão dispostas a receber 20% daquilo que foi determinado pelo TJ em um acordo com o Governo do Estado. No ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou a inclusão, no orçamento do Estado, da rubrica que autoriza o pagamento das indenizações às vítimas de Algodões.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.