Fechar
GP1

Piauí

Assembleia tenta intermediar conflito territorial entre quatro cidades do Piauí

No caso das cidades de Patos e Jacobina o conflito também diz respeito a localização de comunidades rurais.

Os técnicos da Comissão de Estudos Territoriais irão intermediar a resolução do conflito entre prefeitos por conta da localização de comunidades rurais no Piauí.

Na última quarta-feira (19), a Comissão de Estudos Territoriais se reuniu com os prefeitos de Ipiranga, Inhuma, Jacobina e Patos do Piauí. O presidente da Comissão, deputado Antônio Félix (PSD) coordenou os trabalhos e a discussão dos prefeitos com técnicos do Incra, IBGE, Interpi,vereadores e prefeitos para que o conflito entre as quatro cidade seja resolvido. O deputado Antonio Félix explica que as novas leis alterando as configurações dos mapas só são encaminhadas após a formulação de um acordo prévio com os prefeitos.
Imagem: AlepiTécnicos e prefeitos tentam resolver impasse (Imagem:Alepi)Técnicos e prefeitos tentam resolver impasse 
As prefeituras de Ipiranga do Piauí e Inhuma não firmaram acordo sobre a que município pertence as comunidades de Baixão da Vereda e Macaraí, ambas envolvendo cerca de 500 pessoas. Hoje, de acordo com o mapa do IBGE, as comunidades pertencem a cidade de Inhuma, mas o prefeito de Ipiranga, Dr. Zé Maria, alega que hoje todo a assistência em saúde e educação as famílias da localidade é feita pela prefeitura de Ipiranga.

O prefeito de Inhuma, Dr. Moura, reconhece que por conta da proximidade com a sede da cidade de Ipiranga a população das duas localidades procure os serviços do município, mas alega que o acordo proposta pode prejudicar sua cidade. “Mas estamos dialogando e acredito que com a ajuda da Comissão vamos ouvir os técnicos, vou ouvir minha assessoria jurídica e vamos procurar chegar a um acordo através da Comissão”, afirmou o prefeito de Inhuma.

No caso das cidades de Patos e Jacobina o conflito também diz respeito a localização de comunidades rurais. Segundo a prefeita de Jacobina, Juscirene Oliveira, a localidade já pertence ao mapa da cidade, mas o prefeito de Wall Ferraz reivindica a mudança. “Com isso a cidade de Jacobina vai perder, por exemplo, o acesso a barragem de Poço de Marruás e hoje a prefeitura de Jacobina presta toda assistência à população do local”, explicou.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.