Fechar
GP1

Saúde

Assis anuncia retomada das obras do novo hospital de Picos

Parlamentar anuncia que uma nova licitação será feita agora em junho e as obras e a previsão é de que as obras reiniciem em agosto ou no máximo em setembro deste ano.

O deputado federal Assis Carvalho (PT) garantiu que as obras do novo Hospital de Picos devem ser retomadas em agosto ou no máximo em setembro deste ano. Para tanto ele informou que todas as providências já foram tomadas e, uma nova licitação deverá acontecer agora no mês de junho.
Imagem: José Maria Barros/GP1Deputado Assis Carvalho(Imagem:José Maria Barros/GP1)Deputado Assis Carvalho
As obras do novo Hospital de Picos haviam sido retomadas no dia 13 de janeiro de 2016 após quatro anos paralisadas. No entanto, no início de fevereiro o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou o cancelamento do serviço alegando irregularidades no contato de licitação celebrado em 2013 entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) e a Construtora CEC.
Imagem: José Maria Barros/GP1Tribunal de Contas da União manda suspender obra(Imagem:José Maria Barros/GP1)Tribunal de Contas da União manda suspender obra
Assis Carvalho lembra que a obra foi iniciada em sua gestão como secretário estadual de Saúde em 2010. Em 2011, quando foi empossado deputado federal, sua primeira emenda disponibilizada foi para a construção do novo Hospital de Picos.
Imagem: José Maria Barros/GP1Obra foi paralisada ainda no início do projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Obra foi paralisada ainda no início do projeto
“Todos da cidade sabem que durante quatro anos o dinheiro ficou depositado e o governador anterior, lamentavelmente, não deu nenhum prosseguimento. No final do governo de Wilson Martins (PSB), ele fez uma licitação através do sistema RDC – Registro Diferenciado de Contratação – de mais de 100 milhões de reais, quando só tinha R$ 35 milhões” – recorda Assis Carvalho.
Imagem: José Maria Barros/GP1bra nunca saiu do papel(Imagem:José Maria Barros/GP1)Obra nunca saiu do papel
Para que o serviço fosse retomado foi feita uma repactuação com a empresa que o ex-governador Wilson Martins havia licitado, reduzindo o tamanho da obra e o valor dos recursos, que ficaram em torno de 51,6 milhões de reais.
Imagem: Divulgaçãoovernador anunciou em janeiro a retomada das obras do novo Hospital de Picos. Foto (Imagem:Divulgação)overnador anunciou em janeiro a retomada das obras do novo Hospital de Picos. Foto 
Desse total, R$ 34,6 milhões são de emenda parlamentar do deputado Assis Carvalho (PT) e contrapartida de 17 milhões do Governo do Estado. A Prefeitura de Picos entrou com a doação do terreno, situado ao lado da Policlínica.

Nova paralisação

Segundo Assis Carvalho (PT), após a retomada das obras em 13 de janeiro deste ano, houve denúncia de uma empresa e o TCU mandou suspender o serviço por erro na licitação do governo anterior.
Imagem: José Maria Barros/GP1Mato toma conta do local(Imagem:José Maria Barros/GP1)Mato toma conta do local
“Infelizmente não tivemos alternativa, é cumprir o que o Tribunal determinou. Então, nós já acertamos! Está sendo feita uma nova licitação agora em junho e até agosto ou no máximo setembro, as obras serão retomadas novamente. Meu compromisso é que até o final do governo Wellington Dias (PT) o novo Hospital de Picos estará pronto” – assegura Assis Carvalho.

Estrutura

Segundo a Sesapi, o novo Hospital de Picos foi projetado para atender a meio milhão de pessoas de 70 municípios. Terá 260 leitos de enfermaria, 24 leitos de UTI (sendo oito de UTI Pediátrica, seis de Neonatal, dez de UTI adulto), quatro salas de parto normal, central de processamento de resíduos, auditório com 150 lugares, refeitório e biblioteca.
Imagem: José Maria Barros/GP1Novo hospital é um sonho dos picoenses(Imagem:José Maria Barros/GP1)Novo hospital é um sonho dos picoenses
A unidade deve ser construída em duas etapas. Na primeira serão construídos 50 leitos, salas de cirurgias e UTIs, no primeiro pavimento. No projeto final, serão 260 leitos em três pavimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.