Fechar
GP1

Piauí

Assis Carvalho defende integração de bacias hidrográficas

Assis Carvalho defendeu ainda que sejam estudadas alternativas para levar água das bacias hidrográficas para regiões que sofrem com a falta de água.

Em entrevista ao programa Palavra Aberta, da Rádio Câmara, o deputado federal Assis Carvalho (PT) defendeu integração de bacias para superar a crise hídrica.

Segundo o deputado federal, a crise hídrica precisa ser discutida e levada a sério no país. “A gente vem falando de crises. Crise econômica, crise política, crise nesse parlamento, mas a crise mesmo que vem incomodando bastante é a crise hídrica. Sem água não há vida, não há produção, não há emprego. A água é origem de tudo. Quando damos uma olhada no mundo, houve muita guerra por causa de petróleo, nos próximos anos será por conta de água. Precisamos tratar isso como muita seriedade. Temos agora o problema de São Paulo, que não é uma cidade qualquer e tem condição de se planejar, e tivemos uma redução de emprego, com redução de 60 mil empregos, por conta da não produção [de água]. Quando se tem uma crise de energia, você tem um gerador e resolve. Agora quando se tem uma crise de água, não tem plano B”, disse.
Imagem: Germana Chaves / GP1Deputado Assis Carvalho(Imagem:Germana Chaves / GP1)Deputado Assis Carvalho
Assis Carvalho defendeu ainda que sejam estudadas alternativas para levar água das bacias hidrográficas para regiões que sofrem com a falta de água e falou sobre a transposição da bacia hidrográfica do São Francisco.

“Precisamos fazer uma grande discussão e temos que levar a sério a integração das bacias. Temos regiões que tem uma boa quantidade de água, como aquela região do Amazonas, do Tocantins, mas [a água] está naquela região, mas temos que trazer essa água. É um custo elevado, mas o custo mais elevado é ficar sem. Temos que bater palmas para o Lula e a Dilma com integração da bacia do São Francisco. A Dilma terminou de inaugurar uma parte significativa, temos mais de 70% das obras inauguradas. Só ali estamos beneficiando 390 cidades e 12 milhões de pessoas. Precisamos louvar essa iniciativa do presidente Lula dessa primeira integração”, disse.

O deputado federal ainda defendeu que essa transposição da bacia do São Francisco beneficie o Piauí. “Levar água para 12 milhões de pessoas não é pouca coisa. Se pudemos levar para 12 milhões de pessoas, podemos levar mais. Minha luta é levar isso para a fronteira seca do Piauí. Não faz sentido ter o rio São Francisco levando a sua água para despejar no mar. Não queremos água de ninguém. Queremos apenas pegar a água que está sendo levada para o mar, para salvar vidas humanas. Além disso, queremos uma boa política para proteger os mananciais e as nascentes”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.