Fechar
GP1

Política

Átila Lira está preocupado com intervenções na região do Matopiba

O deputado falou sobre os investimentos do governo federal para que essa região se desenvolva.

Em entrevista para a TV Câmara, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, o deputado federal Átila Lira (PSB) afirmou estar preocupado com as intervenções que devem acontecer na região do Matopiba, para que a área se desenvolva. A região conhecida como Matopiba engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O Ministério da Agricultura anunciou que essa região será coordenada por Agência de Desenvolvimento Regional do Matopiba. O deputado falou sobre os investimentos do governo federal para que essa região se desenvolva.

“Essa agência foi criada pelo governo federal para desenvolver uma parte da região dos cerrados englobando o estado do Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia, que são regiões produtoras de grãos, sobretudo de soja, milho e arroz. O governo está criando essa área de desenvolvimento, que é importante, onde estão delimitando uma área física destes quatro estados que serão objetos de um plano nacional de investimentos e diversificações de culturas”, disse.
Imagem: Bernardo Marçal/GP1Átila Lira(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Átila Lira
Apesar de achar positiva a realização de investimentos na região, o deputado afirmou ficar preocupado com o impacto ambiental que a região poderá sofrer.

“Ficamos preocupados e essas intervenções econômicas precisam ser acompanhadas de um plano de impacto ambiental, por isso estamos debatendo para que esse projeto de desenvolvimento não venha prejudicar, sobretudo a região dos cerrados. O cerrado do Piauí é muito rarefeito, está sujeito a erosão. Esse projeto vai fazer investimentos de infraestrutura, de novas culturas como feijão, criação de pequenos animais, cultura do leite, tudo dentro de uma tecnologia que estamos confortáveis em saber que é a Embrapa que vai trabalhar junto nessa área de desenvolvimento. Qualquer intervenção nessa área dos cerrados precisa ser acompanhada para não haver mudança no ambiente”, afirmou.

O deputado destacou ainda que espera que o Congresso aprove neste ano projeto que pode transformar o cerrado em um patrimônio nacional. “O cerrado não tem uma grande lei de proteção, então há necessidade de incluir o cerrado nessa lei que está no congresso e vamos ver se aprovamos esse projeto ainda nesse ano”, finalizou o deputado.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.