Fechar
GP1

Piauí

Atrativos turísticos são destaques em Castelo do Piauí

Formações rochosas, rios e produção de cachaça chamam a atenção do público.

O público que prestigia a décima edição do Cachaça Fest pode apreciar belezas naturais e diversos atrativos turísticos de Castelo do Piauí. O evento, que também reúne artesanato, agronegócio, cultura e música, segue até hoje (27).

Os roteiros turísticos de Castelo do Piauí são segmentados em três vertentes: Ecológicos; Religiosos, Culturais e Históricos; e de Negócios e Turismo Rural.
Imagem: Divulgação Castelo do Piauí(Imagem:Divulgação) Castelo do Piauí
Um dos destaques do Roteiro de Negócios e Turismo Rural é a visitação à Fábrica da Cachaça Mangueira. No local, os visitantes podem conhecer o Museu da Cachaça, o Forró do Seu Antônio, o engenho puxado a boi e as etapas de produção daquela bebida destilada. Outros atrativos são a produção de rapadura e do melaço de cana.

A história da cachaça Mangueira começou na década de 50 na fazenda de mesmo nome. Inicialmente explorando a atividade agropecuária e depois voltando-se para a fabricação de rapadura. Com a queda na demanda da rapadura, as primeiras cachaças começaram a ser produzidas.

A destilação da bebida é feita em alambique de cobre. De acordo com o gerente da fábrica, Ronaldo Melo, esse processo melhora a qualidade do produto, dando a cachaça sabor e aroma diferenciados.

“Nesses mais de cinqüenta anos, a Mangueira vem obtendo sucesso. Nós conseguimos aliar modernidade e tradição para garantir qualidade e identidade do produto”, destaca Ronaldo. Segundo o gerente, são produzidos cerca de um milhão de litros de cachaça ao ano.

A princípio, a produção atendia apenas a Castelo do Piauí. Ao longo de quase 60 anos de existência, a marca Mangueira ganhou espaço no mercado e é hoje um dos símbolos do Estado do Piauí. Aos poucos a Mangueira vai conquistando o Brasil. A bebida é distribuída para outras regiões do país, com ênfase para os Estados do Pará, São Paulo, Distrito Federal, Maranhão, Ceará, Bahia, Minas, Rio Grande do Norte e Amazonas.

Além da cachaça tradicional, a bebida pode ser encontrada em sabores diferentes como limão, tutti-fruti e guaraná.

CASTELO DO PIAUÍ

A cidade de Castelo do Piauí, distante 190 quilômetros ao norte de Teresina, tem cerca de 20 mil habitantes. Rodeada por formações rochosas areníticas, encanta o visitante que gosta de aventura. O município é banhado pelo rio Poti que dá origem a belos cânions.

O principal produto comercial da cidade é a cachaça. Atualmente a lapidação e exportação da pedra de castelo (quartzito), o setor de serviços e o turismo contribuem para o desenvolvimento econômico da região.

Entre os principais atrativos turísticos do município estão a Pedra de Castelo, Castelo das Barrocas, Castelo dos Tucuns, Formações Rochosas do Pico dos André e os Cânions do Castelo.

Na décima edição do Cachaça Fest, o público pode conferir dois novos roteiros turísticos que são o Cânion do Esporão, no rio São Miguel, com formações rochosas e sítios arqueológicos; e o Mirante Tartaruga dos Picos, trilha com formações rochosas semelhantes ao Parque de Sete Cidades.

Em todos esses roteiros, os turistas podem praticar esportes de aventura, a exemplo do trekking, rapel e banhos.

O Cachaça Fest é uma realização da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí em parceria com o Sebrae no Piauí e apoio da Cachaça Mangueira.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.