Fechar
GP1

Política

Audiência vai discutir violência contra os idosos em Teresina

A parlamentar afirmou que objetivo é despertar a reflexão das pessoas sobre os direitos e as dificuldades que as pessoas acima de sessenta anos enfrentam.

Por proposição da vereadora de Teresina, Teresinha Medeiros, a Câmara Municipal vai realizar Audiência Pública às 10h30, para discutir sobre a violência contra a pessoa idosa.

A parlamentar afirmou que objetivo é despertar a reflexão das pessoas sobre os direitos e as dificuldades que as pessoas acima de sessenta anos enfrentam, além de promover a inclusão social e a qualidade de vida daqueles que estão nessa faixa etária.

“Desde que assumimos o cargo de vereadora, a gente também busca melhorias para os idosos através de indicativos e projetos de lei que buscam valorizar, cuidar para que seus direitos sejam respeitados”, destacou a vereadora.
Imagem: Germana Chaves / GP1Vereadora Teresinha Medeiros (Imagem:Germana Chaves / GP1)Vereadora Teresinha Medeiros 

Estatuto do idoso

O Estatuto do Idoso foi criado em 2003 e garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não esperar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivos; desconto em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos em postos de saúde; vagas em estacionamentos, dentre outras medidas em respeito à fragilidade em que os mesmo se encontram.

”Quando falamos em inclusão social, pensamos apenas em pessoas com deficiências físicas ou mentais, mas na verdade, a inclusão deve acontecer para todos os portadores de necessidades especiais. Os idosos são parte desse grupo, eles precisam de apoio e cuidados especiais, principalmente dos familiares”, destacou Teresinha.

Participarão da audiência, representantes da SEMTCAS, SASC, SETRANS, STRANS, CMTP/METRÔ, Ministério Público; OAB/PI, Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso; Delegacia do Idoso, CEVI – Centro de Referencia e Enfrentamento à Violência contra pessoa Idosa, SETUT, Conselhos: Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Promotoras: - Marlucia Gomes Evaristo – Coordenadora e Janaina Rose Ribeiro – auxiliar; INSS e Gerencia dos bancos: Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.