Fechar
GP1

Esportes

Avião caiu por falta de combustível, diz Aeronáutica da Colômbia

De acordo com o Secretário Nacional de Segurança Aérea da Colômbia, Freddy Bonilla, a aeronave da companhia boliviana LaMia estava sem combustível no momento do choque.

  • Foto: GloboAcidente com avião da Chapecoense Acidente com avião da Chapecoense

Na quarta-feira (30), as autoridades colombianas apresentaram em Medellín as primeiras conclusões sobre o acidente com o voo que transportave a Chapecoense até a cidade para jogo contra o Atlético Nacional, pela final da Copa Sul-Americana.

De acordo com o Secretário Nacional de Segurança Aérea da Colômbia, Freddy Bonilla, a aeronave da companhia boliviana LaMia estava sem combustível no momento do choque. "Podemos afirmar claramente que o avião não tinha combustível no momento do impacto. Uma das hipóteses com que trabalhamos é que como a aeronave não tinha combustível, os motores se apagaram e houve pane elétrica", relatou Bonilla.

De acordo com o Estadão, Bonilla ainda disse que a ausência de combustível é uma desobediência grave às regras do transporte de passageiros. "Qualquer aeronave no mundo precisa ter no mínimo uma quantidade extra de reserva para aguentar 30 minutos além do tempo previsto de voo, e ainda mais 5 minutos ou 5% da distância, para que assim se tenha uma segurança. Vamos investigar para saber por que a tripulação não contava com combustível suficiente", explicou.

Segundo os órgãos colombianos, o voo fretado saiu de Santa Cruz de la Sierra com destino a Medellín, sem previsão para escalas. O tempo do deslocamento seria de 4h, no entanto, a queda ocorreu antes de chegar a esse prazo. O avião se chocou com uma montanha a uma altitude de 2,2 mil acima do nível do mar, em velocidade aproximada de 250 km/h.

O diretor geral da Aerocivil, Alfredo Bocanegra, disse que no primeiro momento, a expectativa por sobreviventes era mais alta. "Chegamos a pensar que seriam 11 sobreviventes, mas são somente seis. Encontramos as duas caixas pretas com facilidade e vamos continuar os trabalhos de apuração", finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.