Fechar
GP1

Piauí

Barragem da Barriguda vai beneficiar 4 mil famílias no Piauí

De acordo com Ziza Carvalho, são mais de mil hectares de margens férteis que podem ser aproveitados pela população gerando mais renda.

Já estão em ritmo acelerado as obras da barragem (passagem molhada) da Barriguda no rio Piauí. A área de influência do barramento abrange as cidades de Socorro do Piauí, Pajeú Ribeira do Piauí e o povoado Barriguda, num trecho do rio que é aproveitado para o plantio de arroz. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho esteve no local das obras, vistoriando e conferindo os benefícios que a barragem trará à população.

De acordo com Ziza Carvalho, são mais de mil hectares de margens férteis que podem ser aproveitados pela população gerando mais renda. “O objetivo inicial da obra que irá beneficiar cerca de 4 mil famílias é reter as águas superficiais no barramento para ofertá-la no período de estiagem, beneficiando os 20 km de margens em que o rio Piauí corta o município de Ribeira do Piauí, propiciando a captura de 300 mil Kg de peixe/ano”, ressaltou Ziza Carvalho.

  • Foto: Divulgação/AscomBarrasgem vai beneficiar 4 mil pessoas Barrasgem vai beneficiar 4 mil pessoas

O vale do Piauí nesta região é servido por rede elétrica e pela estrada PI-244 que liga São José do Peixe a São João do Piauí e a localidade Barriguda, distante 42 km do asfalto da estrada Canto do Buriti/Itaueira.

O secretário explica ainda que para a construção da barragem foram levados em consideração alguns pontos importantes como a vazão máxima que chaga a atingir 1.216 metros cúbicos caindo a dois a três meses depois. A geologia na seção eixo do barramento é uniforme com rocha aflorando entre 100 e 200 metros e o restante coberto com camada de solo argiloso a ser trabalhado para execução da obra. “Ao todo, sete pequenas barragens sequenciais como esta irão possibilitar a perenização e revitalização do lençol freático de toda a extensão semiárida do rio Piauí à jusante da grande barragem do Jenipapo”, acrescenta Ziza.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.