Fechar
GP1

Economia e Negócios

BC prevê estouro da meta de inflação em 2016 e "tombo" do PIB

O BC estima que a inflação deve ficar mais próxima da meta central de 4,5% no ano que vem.

  • Foto: DivulgaçãoBanco Central prevê estouro da meta de inflação em 2016 Banco Central prevê estouro da meta de inflação em 2016

Nesta terça-feira (27), o Banco Central informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, deve ficar em 7,3% neste ano. Economistas do mercado financeiro preveem uma inflação de 7,25% para este ano. Em 2016, a meta central, é de IPCA de 4,5%. No entanto, o sistema prevê uma "folga", um piso e um teto de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Dessa forma, o BC terá cumprido a meta se a inflação ficar em até 6,5% neste ano.

De acordo com o G1, com a estimativa de IPCA em 7,3%, o BC está prevendo que não vai conseguir cumpri-la. Caso isso aconteça, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, terá que escrever uma carta ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explicando as razões para o estouro da meta.

O BC também estima que a inflação deve ficar mais próxima da meta central de 4,5% no ano que vem. Para o Produto Interno Bruto (PIB), o Banco Central estima uma contração de 3,3% neste ano e uma alta de 1,3% em 2017. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.