Fechar
GP1

Barras - Piauí

Bebê corre risco de morte caso não faça cirurgia em 35 dias

Sofia Maria Carvalho Reis, de sete meses, nasceu com uma doença no coração e necessita de uma operação para reverter a situação.

Para viver, a pequena Sofia Maria Carvalho Reis, precisa de uma cirurgia no coração. Isso porque ela nasceu com Cardiopatia Congênita, um Defeito no Septo do Atrioventricular Total (DSAVT), que é uma doença que se forma antes mesmo do nascimento, onde altera o desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca.

Além disso, Sofia também nasceu com Síndrome de Down. “O médico cardiologista que acompanha minha filha informou que ela tem até o nono mês para fazer essa cirurgia, e como ela também possui a síndrome, as chances dela viver diminuem, mas com a cirurgia, a situação poderia ser revertida”, afirmou a mãe, Amanda Reis de Oliveira.

  • Foto: Arquivo pessoal/ LucianoSofia Maria Carvalho ReisSofia Maria Carvalho Reis

Sofia nasceu em 03 de maio de 2016, ou seja, tem apenas 35 dias para realizar essa operação. “Nós estamos desesperados, não gosto nem de pensar em perder minha filha, só a fé mesmo para manter minha família de pé. E é por isso que estou pedindo a ajuda das autoridades, porque já fizemos campanhas e bingos, mas até agora nada e os dias estão se acabando”, destacou.

O pai, Francisco da Chagas Carvalho Rego, conhecido por Luciano, ressaltou que a filha é cadastrada no TFD (Tratamento Fora de Domicílio) – um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que possibilita o deslocamento dos usuários para outros Estados. “Ela [Sofia] é cadastrada no TFD desde o dia 14 de julho e de lá para cá, nos mandam esperar, mas não temos mais tempo para esperar. No início de dezembro, entramos com um mandado de segurança na Defensoria Pública, com o conselheiro Dejan Moreira, e como esse tempo [final de ano] é de recesso, nos pediram para aguardar ainda até janeiro”, frisou.

Luciano complementou que a operação que a filha necessita não é realizada no Piauí. “A Sofia enfrenta uma fila nacional, e estava agendada para fazer [a cirurgia] em Pernambuco, mas pode ser que seja chamada em São Paulo, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul, onde surgir vaga primeiro. Não sabemos ao certo quanto custa um procedimento desses, porque os médicos teriam que avaliar ela de perto, mas por alto soubemos que custa mais de 200 mil reais, fora os outros custos de deslocamento e alimentação, porque o TFD cobre um acompanhante, mas a mãe dela não tem estrutura psicológica para ficar sozinha com ela em outro Estado”, pontuou.

  • Foto: Arquivo pessoal/ Luciano Amanda Reis de Oliveira e a filha Sofia Amanda Reis de Oliveira e a filha Sofia

A família que é do município de Barras todos os meses percorrem 120 km até Teresina para acompanhar o processo da pequena e levá-la nas consultas. “Sofia é uma criança linda, ativa, não me dá trabalho nenhum, só que ela nasceu com esse problema no coração e precisa viver. Cadê os Direitos Humanos? É muito constrangedor essa situação, não desejo para ninguém, mas a gente precisa de ajuda, não sabemos mais a quem recorrer”, finalizou a mãe.

Para ajudar a pequena Sofia, os telefones disponibilizados são: (86) 994570742 - Luciano, ou (86) 995467059 - Amanda.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.