Fechar
publicidade
Pesquisar Gp1 Google
Fone: 86 3233-1286    redacao@gp1.com.br Terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Economia

18/11/2008 00:31h

Bernardo quer medida para facilitar crédito para microempresa

Contratos de venda com o governo poderão virar garantia, explica.
GP1

O governo federal está considerando adotar uma medida para facilitar a obtenção de crédito para as micro e pequenas empresas, segundo informou nesta segunda-feira (17) o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

De acordo com ele, a idéia é que as micro e pequenas empresas possam utilizar seus recebíveis, de contratos que possuam com o governo, para dar como garantias e, com isso, conseguir os empréstimos mais facilmente.

"Estamos tentando que saia neste ano ainda", disse Bernardo a jornalistas. Segundo ele, o Ministério do Planejamento está conversando com técnicos do Ministério da Fazenda para baixar os regulamentos que permitam a operação "o mais rápido possível".

"As micro e pequenas empresas têm grande dificuldade em obter crédito por causa das garantias. Já tinham antes mesmo antes da crise. Queremos aproveitar o espaço que elas conquistaram e, fazer disso, uma garantia para conseguir os empréstimos", explicou o ministro do Planejamento.

Ele lembrou que, quando foi aprovado o Simples Nacional em 2007, o governo incluiu uma cláusula para que as micro e pequenas empresas tivessem preferência nas vendas de produtos e serviços para o governo federal. Somente no ano passado, disse o ministro, o governo comprou R$ 9 bilhões das micro e pequenas empresas.

"Queremos autorizar nosso credor a emitir uma cédula de crédito. Se for valor pequeno, vai receber imediatamente do Tesouro Nacional. Mas se for valor maior, vai demorar um tempo. e vai poder usar [essa cédula de crédito] para pegar empréstimo", explicou o ministro Paulo Bernardo.

 

Fonte: G1
Todos os direitos reservados ao Portal GP1 © 2008
Desenvolvido por Mundi Brasil