Fechar
GP1

Economia e Negócios

Blairo vai aos EUA tentar reverter suspensão a carne brasileira

O ministro vai ao país para prestar esclarecimentos e tentar reverter a suspensão de compra de carne fresca do Brasil imposta na quinta-feira pelo governo norte-americano.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou nesta sexta-feira (23), que viajará aos Estados Unidos para prestar esclarecimentos e tentar reverter a suspensão de compra de carne fresca do Brasil, imposta nessa quinta-feira pelo governo norte-americano.

Em mensagem publicada nas redes sociais, Blairo disse que vai viajar acompanhado de uma equipe do ministério para “fazer as discussões necessárias e restabelecer esse mercado tão importante que o Brasil conquistou nos últimos anos”.

De acordo com a Veja, na quinta-feira (22), o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA) anunciou que os Estados Unidos suspenderam todas as importações de carne bovina in natura do Brasil devido a recorrentes preocupações sanitárias sobre os produtos.

  • Foto: Albery Santini/Futura Press/Estadão ConteúdoMinistro da Agricultura, Blairo MaggiMinistro da Agricultura, Blairo Maggi

Em comunicado, o Departamento de Agricultura americano informou que está testando 100% da carne brasileira que entra nos Estados Unidos. Nesses testes, pelo menos 11% dos produtos de carne fresca brasileira importados foram rejeitados. "Esse resultado está substancialmente acima do que a taxa de rejeição de 1% das entregas vinda do resto do mundo", disse o departamento de agricultura americano, em comunicado.

Segundo o ministro, todas medidas corretivas para as exigências apresentadas pelos norte-americanos já estão sendo tomadas. O embargo temporário atinge 13 unidades brasileiras, sendo que cinco já tinham sido suspensas preventivamente pelo Brasil, embora estivessem habilitadas para exportar aos EUA.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.