Fechar
GP1

Economia e Negócios

Bonecas negras na Nigéria são mais vendidas do que a Barbie

Ele criou as "Queens of Africa" depois de não achar presente para sobrinha. Bonecas têm cabelos e roupas inspiradas em mulheres africanas.

A maior população negra de todo o mundo está na Nigéria. Entretanto, em 2006, um empresário nigeriano foi procurar uma boneca negra para presentear uma sobrinha e não obteve êxito, só encontrou bonecas brancas. 
Imagem: Queens of Africa/Divulgaçãoss(Imagem:Queens of Africa/Divulgação)

Taofick Okoya, o empresário de 44 anos, que na época era diretor-executivo de uma empresa de utensílios de plástico, acreditou que fabricar bonecas negras, seria uma boa ideia. 

Foi então que lançou a Queens of Africa (rainhas da África), uma empresa que vende bonecas que são da cor da imensa maioria das crianças de seu país. A empresa vende hoje na Nigéria do que a famosa Barbie.

“A ideia é promover a autoaceitação e a confiança nas crianças africanas e nigerianas. Queria que elas gostassem de si mesmas e de sua raça. Percebi que a superexposição a bonecas e personagens brancos fazia com que elas desejassem ser brancas”, explicou Okoya.

Imagem: Queens of Africa/Divulgaçãoss(Imagem:Queens of Africa/Divulgação)

ssO empresário relata ainda um momento que sentiu essa falta de aceitação da cor, em uma conversa com a filha de 3 anos de idade, na época. “Os personagens preferidos dela eram todos brancos, as bonecas, também. Um dia ela me perguntou: ‘de que cor eu sou?’. Disse que ela é negra e ela falou que preferiria ser branca. Tive que explicar que há tipos diferentes de pessoas e culturas no mundo, que não somos todos iguais, e que negro também é bonito”, diz ele.

No início, a marca enfrentou a resistência da população. Tanto em quesito cultural (porque os nigerianos não estavam acostumados a ver bonecas brancas) e, em termos financeiros. Isso por que: “Bonecas são vistas como algo elitista na Nigéria, porque costumam ser caras”, diz o empresário. Okoya decidiu vender as bonecas em várias faixas de preço, a partir de US$ 5 (cerca de R$11).

Hoje, a Queens of Africa é sucesso total no país, e são fabricadas mensalmente cerca de 24 mil bonecas negras – o número cresce em datas comemorativas, como Natal e Dia das Crianças. Com Informações do G1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.