Fechar
GP1

Economia e Negócios

Brasil abre 76 mil vagas de carteira assinada em outubro, diz Caged

Economistas acreditam que as festas de final de ano têm forte relação com o aumento de postos de trabalho.

Nesta segunda-feira (20), o Ministério do Trabalho divulgou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que mostram novas 76.599 vagas de emprego abertas no país no mês de outubro. Para os meses de outubro, esse é o melhor resultado desde 2013. É o sétimo ano consecutivo de aumento das vagas com carteira assinada.

No ano inteiro foram abertos 302.189 postos de trabalho formais. Somente o comércio gerou 37.321 novos empregos com carteira assinada, seguido pela indústria de transformação, que abriu 33.220 vagas e o setor de serviços, com 15.915 vagas.

Na agropecuária, fecharam 3.551 vagas. Nos serviços industriais de utilidade pública foram 729 postos fechados. Em seguida vieram administração pública, com 261 vagas a menos, administração pública com 261 vagas fechadas e construção civil, que fechou 4.764 vagas.

  • Foto: UolCarteira de Trabalho Carteira de Trabalho

O economista Felipe Leroy, em entrevista ao Estadão, disse que o aumento é uma resposta à lenta retomada da economia e que é comum que no último trimestre do ano as vendas no comércio aumentem por conta das festas que acontecem nessa época.

“O varejo está crescendo e isso tem um efeito de transbordamento para a indústria. Com esse movimento novo de final de ano, as projeções de vendas estão melhores que as projeções dos anteriores”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.