Fechar
GP1

Saúde

Brasil registra mais de cinco mil casos de microcefalia

Segundo novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, foram notificadas 24 novos casos.

O Ministério da Saúde divulgou ontem (12) um novo boletim epidemiológico com a atualização dos casos confirmados de microcefalia no território brasileiro. De acordo com o último relatório, já somam mais de 5 mil notificações.

Imagem: Lucas de Menezes/Diário do NordesteCasos de microcefalia aumentam no Brasil(Imagem:Lucas de Menezes/Diário do Nordeste)Casos de microcefalia aumentam no Brasil

Segundo o novo documento, das 5.079 suspeitas da doença, 462 casos foram confirmados, 3.852 estão sendo investigados e 765 já foram descartados. Em comparação com o balanço anterior, foram contabilizadas 24 novas ocorrências foram.

Os números são referentes ao período de 22 de outubro do ano passado ao dia 06 de fevereiro deste ano. Em dez dias, o número de ocorrências aumentou de 404 para 462, sendo 41 delas causadas pela infecção do vírus zika, segundo o ministério.

Sobre os casos de óbitos de bebês com apresentação da doença, foram 91 notificações incluindo aborto espontâneo e morte pós-parto. Destes, 24 foram confirmadas com a presença do vírus, oito foram descartados e 59 estão em análise.

Zika x Microcefalia

O vírus zika é transmitido pela infecção do mosquito Aedes Aegypti – mesmo causador da dengue, chikungunya e febre amarela. A microcefalia é uma malformação congênita que acontece quando uma criança nasce com o cérebro menor que o padrão, de 34 cm. Há uma série de pesquisas relacionadas ao aumento de casos da doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 22 países da América, Ásia e África já têm registros de infecção do zika. No Brasil, 175 municípios de 13 estados já apresentaram a doença.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.