Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Brasil se aproxima de metas da ONU para controle de HIV

Relatório divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que 84% das pessoas diagnosticadas com HIV estão em tratamento.

Dados do relatório de Monitoramento Clínico do HIV, do Ministério da Saúde, divulgados nesta sexta-feira (24), apontam que o Brasil obteve avanços no diagnóstico, tratamento e controle do vírus nos últimos quatro anos.

Segundo o relatório, até 2016, o país tinha 84% das pessoas diagnosticadas com o vírus em tratamento. O documento avalia metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2020.

  • Foto: DivulgaçãoTratamento do HIVTratamento do HIV

O relatório coletou dados de 2012 a 30 de junho de 2017, que mostram que o Brasil aumentou em 18% o índice de diagnóstico de pessoas portadoras do vírus HIV e, em 15% a quantidade de soropositivos que fazem tratamento médico regular.

De acordo com o plano da ONU, os países signatários devem chegar a 2020 com 90% das pessoas que vivem com HIV testadas. Destas, 90% precisam ter aderido à profilaxia, ou seja, ao tratamento médico continuado, e destas, 90% devem estar com a carga viral zerada no sangue. Isso atestaria a eficácia dos medicamentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.