Fechar
GP1

Brasil

Brasil vai ter teste de farmácia para HIV em 2016

Atualmente para saber do diagnóstico, a pessoa deve fazer os testes somente com intermédio de profissionais de saúde em laboratórios.

Na manhã desta terça-feira (1º), o ministro da Saúde Marcelo Castro, informou que no primeiro semestre de 2016 as farmácias brasileiras devem começar a vender auto testes para detecção de HIV.

Atualmente para saber do diagnóstico, a pessoa deve fazer os testes somente com intermédio de profissionais de saúde em laboratórios, centros de referência e unidades de testagem móvel.

Imagem: Reprodução/TwitterAntônio Nardi, secretário de Vigilância em Saúde e Marcelo Castro, ministro da Saúde(Imagem:Reprodução/Twitter)Antônio Nardi, secretário de Vigilância em Saúde e Marcelo Castro, ministro da Saúde

De acordo com o G1, na segunda-feira (30) a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o registro de produtos para auto teste por meio de uma resolução publica no "Diário Oficial da União".


O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o médico Fábio Mesquita, disse que os teste de farmácia devem alcançar um nicho da população que não fazem os testes por vergonha.


Brasil e o HIV

O boletim Epidemiológico de HIV mostra que a taxa de detecção do vírus se manteve estabilizada. No ano de 2014, foram 19,7 novos casos a cada 100 mil habitantes. Em 2013, a taxa de detecção tinha sido de 20,4 novos casos a cada 100 mil habitantes.

O governo tem como meta em 2020 , que 90% das pessoas com HIV sejam diagnosticadas. Entre os diagnosticados, o objetivo é que 90% estejam em tratamento, dos quais 90% tenha a carga viral zerada. É a chamada meta "90 - 90 - 90".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.