Fechar
GP1

Brasil

Brasileiro inventor do Bina é enterrado aos 77 anos em Brasília

Morreu Nélio José Nicolai, cuja invenção mais famosa é o Bina – sistema identificador de chamadas por telefone.

Foi enterrado nessa quinta-feira (12), em Brasília, o engenheiro eletrotécnico Nélio José Nicolai, cuja invenção mais famosa é o Bina – sistema identificador de chamadas por telefone. Ele tinha 77 anos e deixa quatro filhos e dois netos.

Nicolai estava se recuperando de um acidente vascular-cerebral (AVC) que tinha sofrido há cerca de cinco meses. Nos últimos dias, no entanto, apresentou complicações pulmonares e morreu na última quarta-feira (11). Ele morava no Lago Norte.

  • Foto: Divulgação/GoogleNélio José Nicolai, inventor do BinaNélio José Nicolai, inventor do Bina

Segundo informações do G1, mesmo sendo inventor de uma ferramenta usada por milhões de aparelhos todos os dias, Nicolai não chegou a aproveitar dos frutos da engenhoca. O ex-jogador de futebol transformado em técnico em comunicações travava uma batalha judicial pelo reconhecimento dos direitos de uso do Bina, havia mais de 15 anos.

Em 1997, Nicolai recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a patente do Bina, após cinco anos de espera. Este instrumento não impede a utilização de uma ideia, mas prevê em troca o pagamento dos direitos.

Documento em mãos, pediu às empresas telefônicas o pagamento dos direitos. "Uma das empresas me disse: 'Vá à justiça, talvez seus bisnetos recebam algo'. Então decidi defender os direitos de meus bisnetos", afirmou em entrevista à época. Se recebesse o que pediu, Nicolai seria milionário. A família afirma que o Brasil também se beneficiaria com o reconhecimento, uma vez que haveria perspectiva de arrecadar mais impostos para o país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.