Ciência e Tecnologia

Brócolis pode combater bactéria comum do estômago que causa gastrite e câncer

Prevenção também está ligada a controle da obesidade e do tabagismo.

do GP1
G1

- atualizado

Os brotos do brócolis podem combater uma bactéria comum do estômago, que pode levar a gastrite e câncer gástrico. Uma pesquisa realizada no Japão e publicada na revista "Cancer Prevention Research" demonstra que a ingestão diária de brotos de brócolis melhora a gastrite.

O efeito protetor do brócolis foi inicialmente constatado em ratos de laboratório e pela primeira vez foi testado em humanos. Os brotos do vegetal verde-escuro contêm uma substância chamada sulforafano, que possui capacidade antibiótica e age sobre a bactéria que vive no estômago de quem sofre de gastrite. A Helicobacter pylori está relacionada não só com a gastrite mas também com o câncer do estômago. As taxas de ocorrência do tumor maligno do estômago vem crescendo no mundo todo.

Para comprovar o benefício do consumo do broto de brócolis os pesquisadores acompanharam os pacientes com testes que medem a presença da bactéria. Foram utilizados a medida da uréia na respiração e fatores inflamatórios e imunológicos no sangue e nas fezes. Os pacientes receberam uma porção de cerca de 100 gramas de brotos de brócolis por dia ou a mesma quantidade de brotos de alfafa, por pelo menos oito semanas.

A diferença principal está no fato de que os brotos de alfafa não contêm sulforafano. Os participantes no grupo do brócolis apresentaram uma redução significativa na presença de Helicobacter pylori comprovada nos testes de sangue e respiratório. Apesar de o estudo mostrar a diminuição da infecção do estômago pela bactéria, a prevenção do câncer gástrico passa pelo controle de outros fatores de risco, entre eles o consumo de carnes defumadas em excesso, o tabagismo e a obesidade.


Link do texto:

Brócolis pode combater bactéria comum do estômago que causa gastrite e câncer
http://www.gp1.com.br/noticias/brocolis-pode-combater-bacteria-comum-do-estomago-que-causa-gastrite-e-cancer-72866.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.

Comentários Ver todos os comentários (0)