Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Buracos nas vias de Teresina fazem da volta para casa um desafio

A reflexão que precisa ser levantada é por quanto tempo todos esses problemas ainda serão sustentáveis no cotidiano social. É necessário que novas saídas sejam pensadas e alternativas sejam o

Período chuvoso em Teresina é sempre motivo de reclamação de diversas formas, seja do frio, ou do fato de ninguém conseguir sair de casa. Mas a reclamação mais frequente é, sem dúvidas, o número de buracos que aparecem nas vias da capital piauiense, que brotam em todos os lugares por conta das chuvas.

Para os motoristas, principalmente, a falta de investimento da prefeitura acaba causando prejuízos. Foi numa noite de quarta-feira, por volta das 21h que a Ana Carolina Orsano, acabou tendo um prejuízo enorme, um inconveniente de ter que ficar dias sem o meio de transporte, além de um trauma para a vida.

Ao fazer um retorno na avenida João XXIII, no bairro Jóquei, ela acabou entrando com tudo dentro de um buraco. Por não ter sinalização e estar escura, a rua não demonstrava nenhum perigo para a motorista. “Era um buraco muito grande, mas como a rua estava escura quem vinha de carro não tinha como ver”, contou.

  • Foto: Reprodução/WhatsappGaleria aberta e sem sinalização em via no bairro JóqueiGaleria aberta e sem sinalização em via no bairro Jóquei

Além do susto, Ana conta que teve medo de ser assaltada por estar sozinha na rua à noite. Um medo comum a nós teresinenses. “Foi um susto muito grande. Fiquei com muito medo pois estava sozinha e a rua é muito escura. Tive também medo de ser assaltada”, disse.

Até hoje, mais de uma semana após o ocorrido, Ana aguarda o orçamento da concessionária para saber o prejuízo total que vai ter de pagar por conta da negligência dos nossos gestores. Ela conta ainda que não foi a primeira vítima desse buraco. “Inclusive quando fui contar para uma amiga minha sobre isso, ela me disse que tinha caído no mesmo buraco há dois anos atrás, mas eu, como não conhecia a rua, não tinha como saber”, completou.

Ana Carolina registrou um Boletim de Ocorrência e está aguardando uma resposta da prefeitura para o seu problema. Ela conta que espera conseguir chegar a um acordo. Mas aqui está a dificuldade. A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), responsável pela sinalização da já citada galeria, informou que a área estava devidamente isolada.

No entanto, a Superintendência explicou que a construção de uma galeria na via faz parte do projeto operacional de execução das galerias da zona Leste, que no momento, está em fase licitação para dar continuidade a obra e solucionar o problema.

  • Foto: Carlos Gaeth/GP1Buraco em via do bairro Torquato NetoBuraco em via do bairro Torquato Neto

O caso de Ana não é isolado. Todos os dias, condutores passam pelos mesmos problemas com seus veículos nas ruas, que cedem ao menor sinal de chuva. Teresina não é uma cidade projetada para o período chuvoso.

Nas ruas da cidade coexistem diversos problemas tipicamente urbanos. Mas a reflexão que precisa ser levantada é por quanto tempo todos esses problemas ainda serão sustentáveis no cotidiano social. É necessário que novas saídas sejam pensadas, e alternativas novas e funcionais sejam otimizadas. Nossa vida se passa nas ruas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.