Fechar
GP1

Piauí

Cachaça Fest é sucesso de público e negócios em Castelo do Piauí

Evento, que acontece até amanhã, se consolida como referência de qualidade em festivais no Estado

Um imenso público prestigia a 8ª edição do Cachaça Fest que acontece até amanhã (29), em Castelo do Piauí, distante 190 quilômetros da capital. A previsão oficial é de que até o final do evento mais de quinze mil pessoas circulem em torno do palco das apresentações culturais e visitem a feira de artesanato, realizada em paralelo ao festival. Além disso, um amplo público também é esperado nos atrativos turísticos naturais do município.

“O Sebrae desenvolveu uma série de capacitações ao longo do ano que visaram a orientação dos profissionais que atuam nos mais diversos segmentos aqui em Castelo do Piauí, com destaque para os cursos e consultorias voltados para o segmento da gastronomia; além de oficinas para o segmento de artesanato”, enumera Ceres Rebelo, gestora do projeto Entre Rios, com foco no turismo, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, instituição que realiza o evento, juntamente com a Prefeitura Municipal e Governo do Estado do Piauí.

Imagem: Divulgação/SebraeCastelo do Piauí(Imagem:Divulgação)Castelo do Piauí

A técnica conclui enfatizando que “se analisarmos Castelo do Piauí antes e depois do festival -que atua em prol do fortalecimento da gastronomia regional, do agronegócio, da cultura, do artesanato e do turismo - observaremos uma mudança muito grande; as iniciativas empreendedoras povoam cada vez mais a cidade e isso tudo é em decorrência das ações do Sebrae e parceiros”.

Robson Lima, coordenador de Turismo do município de Castelo do Piauí, enfatiza que o festival está consolidado e que é possível observar o crescimento do evento a cada ano, com reflexo positivo tanto no número de visitantes que se desloca para a cidade como na qualidade das edições. “A temática do centenário de Luiz Gonzaga foi uma escolha muito feliz pois tem tudo a ver com a essência do Cachaça Fest”, declara o coordenador.

“Destaque-se que aqui o visitante tem amplas opções naturais para visitação turística, a exemplo do Parque Municipal Pedra de Castelo e de sítios arqueológicos, cachoeiras e cânion; sendo que não podemos deixar de ressaltar que a visibilidade destes atrativos por ocasião do Cachaça Fest garante um fluxo de turistas para a nossa cidade durante todo o ano”, informa Robson Lima.

Imagem: Divulgação/Sebrae8ª edição do Cachaça Fest (Imagem:Divulgação/Sebrae)8ª edição do Cachaça Fest

A produção de cachaça no Piauí

A qualidade da cachaça produzida em território piauiense teve significativos avanços nos últimos dez anos. Essa é opinião do presidente da Associação dos Produtores de Cachaça do Estado do Piauí, Luiz Brito, da cachaça Siri. “O Piauí deu um salto, não foi um passo, não. Mudamos significativamente tanto em qualidade de conteúdo como de embalagem; e isso se deve à ação do Sebrae - nessa parceria vitoriosa com a classe empresarial e o poder público”, declara o empresário.

Segundo o presidente, a produção do destilado no Piauí gira em torno de 3,5 milhões de litros por ano, considerando-se as marcas que produzem em escala comercial. A quantidade representa uma fatia econômica da ordem de R$ 8 milhões. “O consumo da cachaça vem gradativamente aumentando a cada ano e isso nos anima como produtores desse destilado,” destaca o empresário.

Outro que fala com empolgação sobre a produção de cachaça no Piauí é o empresário Cidoca Mineiro, da marca Mineirinha. “O produtor hoje tem que fabricar com qualidade, embora até não possa produzir em grande quantidade”, ensina. “ O Cachaça Fest é um evento muito importante para todo o segmento de produção de aguardente pois nos assegura uma divulgação dos produtos e todos os atrativos da nossa região”, comenta.

Imagem: Divulgação/SebraeUm imenso público prestigia o evento(Imagem:Divulgação/Sebrae)Um imenso público prestigia o evento

O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; e Governo do Estado, com patrocínio da Cachaça Mangueira e Grupo Claudino.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.