Fechar
GP1

Piauí

Cajuína do Piauí tem selo de Indicação Geográfica

Segundo o produtor de cajuína, Josenilton Vasconcelos, a IG fortalecerá a imagem da bebida , além de ser uma forma de padronizar processos e elevar a qualidade do produto.

A Cajuína do Piauí recebeu na última semana o selo de Indicação Geográfica, IG, emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. Na ocasião, produtores e analistas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, comemoram a oficialização do registro.

Segundo o produtor de cajuína, Josenilton Vasconcelos, a IG fortalecerá a imagem da bebida , além de ser uma forma de padronizar processos e elevar a qualidade do produto.
Imagem: DivulgaçãoProdutor de cajuína Josenilton Vasconcelos(Imagem:Divulgação)Produtor de cajuína Josenilton Vasconcelos
“A oficialização dessa Indicação Geográfica foi resultado de um amplo trabalho dos produtores juntamente com o Sebrae. A IG proporcionará agregação de valor ao produto e a inserção da bebida em novos mercados”, comenta Josenilton.

A IG foi requerida pela União das Associações, Cooperativas e Produtores de Cajuína do Piauí, Procajuína, com o auxilio do Sebrae no Piauí.

A bebida piauiense terá o selo de Indicação de Procedência, que é uma das espécies da Indicação Geográfica.

“A Indicação de Procedência é caracterizada por ser o nome geográfico conhecido pela produção, extração ou fabricação de determinado produto, ou pela prestação de dado serviço, de forma a possibilitar a agregação de valor quando indicada a sua origem, independente de outras características. Com a IG, a cajuína obtém um grande diferencial. Esse resultado positivo se deve ao esforço articulado do Sebrae no Piauí e dos produtores de cajuína”, comenta a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.

A IG funcionará como uma grife que dará identidade própria e distinguirá sua qualidade diferenciada. A Indicação será um instrumento de propriedade industrial que associará o nome do produto ao nome do Estado.

O selo da IG é ainda uma certificação do respeito que os produtores têm em relação aos valores ambientais e sociais, o que fomentará o acesso do produto a novos mercados, além de beneficiar maior número de cajucultores.
Imagem: DivulgaçãoCajuína(Imagem:Piauí Sampa)Cajuína
A IG Cajuína do Piauí será propriedade dos produtores e das agroindústrias piauienses que fabricam a bebida. Por meio dessa marca, as empresas preservam a tradição do método artesanal de fabricação, seus produtos entram em novos mercados e adquirem notoriedade.

“A IG disseminará entre os empreendedores o conceito de gestão coletiva e responsabilidade na produção”, acrescenta Geórgia.

Para que o registro junto ao INPI fosse deferido, o Sebrae no Piauí e outras entidades parceiras articularam ações de sensibilização, organização e capacitação dos produtores, além de viabilizarem estudos sobre as características da cajuína e sua relação com o ecossistema da região produtora.

Atualmente o Brasil possui diversas Indicações Geográficas entre as quais se destacam o Vinho do Vale dos Vinhedos, o Café do Cerrado Mineiro, a Carne do Pampa Gaúcho, os Doces de Pelotas e a Cachaça de Parati.

“Quem saborear a Cajuína do Piauí, estará experimentando um produto de qualidade e que carrega consigo peculiaridades e formas de produção que são únicas e diferentes de qualquer outra cajuína”, finaliza Geórgia.

O selo

A Cajuína será sinalizada com uma marca que identificará a Indicação de Procedência, intitulada “Piauí”. Serão autorizadas para utilização dessa certificação três variedades da bebida que são: Cajuína de Caju Nativo, Cajuína Mista, e Cajuína de Caju CCP 076.

A variedade de Cajuína Mista poderá contar com até 20% de suco de outros clones de caju. Esta concessão visa estimular a redução do risco de pragas que a cultura de uma única variedade poderia ensejar.

As garrafas da Cajuína do Piauí serão em vidro transparente incolor, com capacidade para 500 mililitros, que serão sanitizadas antes de receberem o suco clarificado e límpido, sendo vedado o reuso de garrafas da cajuína protegida pela Indicação de Procedência.

As garrafas serão acomodadas em caixas de papelão de elevada qualidade e resistência. Cada embalagem conterá a identificação do nome geográfico da região de produção.

Atualmente, o Piauí possui uma das maiores áreas plantadas com a cultura do cajueiro.

Patrimônio Cultural

A Cajuína do Piauí também foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. O registro foi emitido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan.

A proposta de registro do Modo de Fazer Tradicional da Cajuína como Patrimônio Cultural Brasileiro foi apresentada pela Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí, Cajuespi, entidade atendida pelo Sebrae no Estado.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.