Piauí - Picos

Câmara concede título de cidadão picoense a Luiz Júnior

Solenidade de entrega da comenda ocorreu nesta sexta-feira, 18, e contou com a presença de autoridades e amigos do homenageado.

JOSÉ MARIA BARROS

Câmara concede título de cidadão picoense a Luiz Júnior

A Câmara Municipal de Picos entregou no início da noite de ontem, 18, o título de cidadão picoense ao ex-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vice-prefeito eleito de Teresina, professor Luiz de Sousa Santos Júnior (PMDB).

A sessão solene de entrega da comenda foi conduzida pelo presidente da Câmara de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB) e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. Dentre os que prestigiaram o evento estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB) e o vice-prefeito eleito de Picos, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB).

A homenagem ao professor Luiz Júnior foi proposta pelo vereador Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB) e aprovada, por unanimidade, em duas sessões da Câmara Municipal de Picos realizadas, respectivamente, nos dias 17 e 24 de abril de 2009.

O autor do projeto decreto legislativo disse que o título, por natureza é eminentemente de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo homenageado ao município de Picos.

“O professor Luiz Júnior não é de Picos, mas trouxe ao município ações de relevância, dentre as quais a ampliação da capacidade física e de cursos para o Campus local da Universidade Federal do Piauí” – destacou Iata Rodrigues (PSB).

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themistocles Filho (PMDB), disse que a honraria veio em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo professor Luiz Júnior não só em Picos, mas em todo o estado.

“Não só aqui em Picos, mas em várias cidades do Piauí, como Parnaíba, Floriano, ele promoveu uma verdadeira revolução na expansão de cursos superiores. Tanto é que aqui já tem um curso de medicina e esse foi um

trabalho iniciado pelo professor Luiz Júnior. A homenagem é mais do que justa” – afirmou Themistocles Filho.

Agradecimento

Visivelmente emocionado, o professor Luiz Júnior agradeceu ao autor do projeto, Iata Rodrigues, e aos demais vereadores que aprovaram a proposta. Disse que receber o título de cidadão picoense era uma honra muito grande, uma satisfação enorme, pois desde cedo tem uma verdadeira paixão pela região, principalmente pelo seu povo e pelos colegas da universidade.

“Quando estive em Picos como vice-reitor aqui só existiam dois cursos. De Pedagogia e Letras. Na reitoria procuramos trazer mais cursos e nem só isso. Instituímos o Campus, que o Conselho Universitário denominou de Senador Helvídio Nunes de Barros” – lembrou o homenageado.

Perfil

Luiz de Sousa Santos Júnior é graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Piauí (1978), Mestre em Química, área de concentração Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e Doutor em Ciências, área de concentração em Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas (1992).

Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Piauí. Foi o primeiro diretor científico da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, chefe do Departamento de Química, diretor do Centro de Ciências da Natureza, CCN, de 03/1997 a 12/2000, vice-reitor de 12/2000 a 11/2004 e Reitor de 11/2004 a 11/2012. No último dia 2 de outubro foi eleito vice-prefeito de Teresina na chapa encabelada pelo prefeito reeleito, Firmino Filho (PSDB).


Link do texto:

Câmara concede título de cidadão picoense a Luiz Júnior
http://www.gp1.com.br/noticias/camara-concede-titulo-de-cidadao-picoense-a-luiz-junior-404654.html

© 2007-2016 GP1 - O Primeiro Grande Portal do Piauí. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.