Fechar
GP1

Piauí

Câmara de Picos concede título de cidadania a Dona Neguinha

Solenidade de entrega da honraria foi realizada na noite de ontem, 26, no plenário da Câmara Municipal de Picos.

Com o plenário Pedro Barbosa da Silva completamente lotado, a Câmara Municipal de Picos entregou na noite de ontem, 26, o título de cidadania picoense a Leonora Santos Silva, popularmente conhecida como Dona Neguinha, de 80 anos de idade.

A solenidade de entrega do título foi realizada às 20h de ontem e contou com a presença de amigos e familiares da homenageada, autoridades estaduais e municipais. Dentre os presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, deputado Nerinho, ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa e o juiz Adelmar de Sousa Martins.
Imagem: José Maria Barros/GP1Dona Neguinha é conduzida ao plenário da Câmara(Imagem:José Maria Barros/GP1)Dona Neguinha é conduzida ao plenário da Câmara
A honraria foi proposta pelos vereadores Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Picos; Filomeno Portela Richard Neto (PMDB), Antônio Evandro Reis Antão (PTB) e Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PMDB).

Durante a solenidade, vários oradores destacaram a trajetória de Dona Neguinha e enalteceram a iniciativa da Câmara de Vereadores em homenageá-la com o título de cidadania picoense.
Imagem: José Maria Barros/GP1Dona Neguinha recebe a cidadania picoense(Imagem:José Maria Barros/GP1)Dona Neguinha recebe a cidadania picoense
Dentre os oradores os vereadores Wellington Dantas (PT), que presidiu a sessão solene; José Luis de Carvalho (PSB), Evandro Reis (PTB) e Edilson Carvalho (PTB). Também usaram a palavra para falar sobre a história de dona Neguinha o empresário Raimundo Filho, ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB) e o deputado Nerinho (PTB).

Familiares da homenageada também se pronunciaram e destacaram as características de Dona Neguinha, pessoa bastante conhecida em Picos e que ao longo dos seus 80 anos de vida construiu um leque de amizades com pessoas dos vários setores da sociedade.
Imagem: José Maria Barros/GP1Empresário Raimundo Filho destaca a figura de Dona Neguinha(Imagem:José Maria Barros/GP1)Empresário Raimundo Filho destaca a figura de Dona Neguinha
Após receber o diploma, Dona Neguinha, emocionada, agradeceu a Câmara Municipal de Picos pela iniciativa e as pessoas que compareceram ao ato solene.

Perfil

Leonora dos Santos Silva (Dona Neguinha) nasceu no dia 26 de maio de 1935 na cidade de Campos Sales, estado do Ceará. Chegou a Picos no mesmo ano, ainda bebê, juntamente com os seus pais Ângelo José da Silva e Sebastiana Ribeiro dos Santos Silva. Casou-se com o taxista jaicoense Marcelino Silva, já falecido.

Imagem: José Maria Barros/GP1Ex-prefeito José Néri diz que título é mais do que merecido(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ex-prefeito José Néri diz que título é mais do que merecido
Imagem: José Maria Barros/GP1Filha de Dona Neguinha agradece a Câmara pela homenagem.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Filha de Dona Neguinha agradece a Câmara pela homenagem.
Imagem: José Maria Barros/GP1Galerias da Câmara ficaram lotadas(Imagem:José Maria Barros/GP1)Galerias da Câmara ficaram lotadas
Imagem: José Maria Barros/GP1Mesa de autoridades(Imagem:José Maria Barros/GP1)Mesa de autoridades
Imagem: José Maria Barros/GP1Mesa de honra(Imagem:José Maria Barros/GP1)Mesa de honra
Imagem: José Maria Barros/GP1Nerinho prestigia a solenidade.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Nerinho prestigia a solenidade
Imagem: José Maria Barros/GP1Neto de Dona Neguinha fala da trajetória da homenageada(Imagem:José Maria Barros/GP1)Neto de Dona Neguinha fala da trajetória da homenageada
Imagem: José Maria Barros/GPSessão solene de entrega do ´titulo de cidadania picoense a Dona Neguinha.(Imagem:José Maria Barros/GP)Sessão solene de entrega do ´titulo de cidadania picoense a Dona Neguinha.
Imagem: José Maria Barros/GP1Várias autoridades prestigiaram a sessão solene.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Várias autoridades prestigiaram a sessão solene.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.