Fechar
GP1

Piauí

Câmara de Teresina debate sobre o Dia Municipal da Menina

A proposta é da vereadora Teresinha Medeiros (PPS) que informou que o Dia Municipal das Meninas, sendo aprovado, será celebrado anualmente no dia 11 de outubro.

Na última sexta-feira (09) ocorreu uma audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores de Teresina sobre o Projeto de Lei do Dia Municipal das Meninas. Com sua aprovação, Teresina será a primeira capital do Brasil a instituir o dia 11 de outubro como Dia Municipal da Menina, o que garantirá juridicamente o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas a favor delas.
Imagem: DivulgaçãoCâmara de Teresina debate sobre o Dia Municipal da Menina(Imagem:Divulgação)Câmara de Teresina debate sobre o Dia Municipal da Menina

A proposta é da vereadora Teresinha Medeiros (PPS) que informou que o Dia Municipal das Meninas, sendo aprovado, será celebrado anualmente no dia 11 de outubro. “Esta data vai marcar os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes, reconhecendo a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em nosso município”, disse a parlamentar.

Na ocasião, um grupo de meninas da Escola Municipal Delfina Borralho Boa Vista, localizada no bairro Anita Ferraz, zona Leste da capital, participou da audiência pública como forma de fortalecer a importância dos direitos das meninas. Essas alunas fazem parte do Projeto Geração, uma iniciativa da Plan Internacional em Teresina, que atende 125 meninas em cinco Escolas da Rede Municipal de Ensino, utilizando a metodologia Aflatoun, uma proposta inovadora que trabalha os conceitos de equilíbrio entre educação social e financeira usada em mais de 10 países, visando melhorar o poder socioeconômico de meninas e meninos.

Sobre o Dia da Menina

A Plan International, organização humanitária sem fins lucrativos, de origem inglesa e atuando há cerca de 78 anos no mundo, lançou em 2011 a campanha mundial “Por Ser Menina”, com o objetivo de promover os direitos das meninas e contribuir para tirar milhões delas da zona de pobreza, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades. As meninas enfrentam barreiras únicas para a sua sobrevivência, simplesmente por serem meninas. Essas barreiras se caracterizam por abusos, violências, discriminações, casamento precoce, gravidez e abandono escolar.
Imagem: Divulgação Câmara de Teresina debate sobre o Dia Municipal da Menina(Imagem:Divulgação )Câmara de Teresina debate sobre o Dia Municipal da Menina

Como resultado dos esforços da Plan para mobilizar governos e Estados sobre o tema, em 2012 a ONU instituiu em Assembleia Geral, o Dia Internacional da Menina, estabelecido no dia 11 de outubro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.