Fechar
GP1

Política

Câmara instala CPI para investigar prefeito Nivardo Silvino

Prefeito é acusado de várias irregularidades, dentre as quais fraude contra a Previdência, contratação irregular de servidores e fraudes em licitações.

Com o voto favorável de cinco dos nove vereadores, a Câmara Municipal de Bocaina decidiu no último sábado, 25, instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar denúncias de irregularidades cometidas pelo prefeito Nivardo Silvino de Sousa (PTB).

Durante a sessão, a Câmara aprovou uma representação com pedido de decretação de perda do mandato do prefeito Nivardo Silvino de Sousa (PTB). Na oportunidade, foi eleita a Comissão Processante, tendo como presidente o vereador José Marques Filho (PSB), relator, Cleidison Rocha de Araújo (PR) e Antoninha Maria de Moura (PTB), como membro.
Imagem: DivulgaçãoCâmara de Bocaina instala CPI para apurar denúncias contra o prefeito(Imagem:Divulgação)Câmara de Bocaina instala CPI para apurar denúncias contra o prefeito
O prefeito Nivardo Silvino é acusado pela bancada de oposição de cometer várias irregularidades, dentre as quais fraudes contra a Previdência, contratação irregular de servidor para cargos em comissão e fraudes em licitações.

Constam ainda contra o gestor denúncias de perseguições a servidores concursados através de transferências ilegais e fraudes contra a administração da justiça. De acordo com os parlamentares que aprovaram a instalação da CPI, todos esses atos infracionais cometidos pelo prefeito podem ser caracterizados como improbidade administrativa, falsidade ideológica e documental e crimes de licitação.
Imagem: DivulgaçãoNivardo Silvino de Sousa (PTB), prefeito de Bocaina(Imagem:Divulgação)Nivardo Silvino de Sousa (PTB), prefeito de Bocaina
O prefeito Nivardo Silvino deverá ser notificado da decisão da Câmara Municipal de Bocaina ainda esta semana. Após isso, ele terá um prazo legal para apresentar sua defesa contra as acusações que lhe são imputadas.

Sessão tensa

A sessão em que os vereadores decidiram pela instalação de uma CPI contra o prefeito Nivardo Silvino foi bastante tensa. As galerias da Câmara ficaram lotadas e muitas pessoas acompanharam do lado de fora. Houve manifestações dos populares e por algumas vezes o presidente da casa, José Airton Cipriano (PSDB) teve que intervir para colocar ordem. A Polícia Militar foi convocada para reforçar a segurança.
Imagem: DivulgaçãoJosé Marques, preside nte da Comissão Processante(Imagem:Divulgação)José Marques, preside nte da Comissão Processante
Insatisfeita com o pedido de CPI, a bancada de apoio ao prefeito Nivardo Silvino, que é formada por três vereadores, se retirou do plenário. No entanto, o presidente da Câmara deu prosseguimento à sessão por entender que existia quórum e a matéria foi aprovada com o voto favorável de cinco parlamentares.

Retiraram-se do plenário os vereadores governistas Domingos Savis de Macedo (PP), Maria dos Remédios Leal (PP) e Antoninha Maria de Moura (PTB), escolhida, por sorteio, como membro da Comissão Processante.
Imagem: DivulgaçãoManifestante pede saída do prefeito(Imagem:Divulgação)Manifestante pede saída do prefeito
Votaram pela aprovação da instalação da CPI os vereadores José Marques Filho (PSB), presidente; Cleidison Rocha de Araújo (PR), relator; Luzimar Luiz de Barros (PTB), Teodoro José Simão (PP) e Januário José da Rocha (PSB).
Imagem: DivulgaçãoPor maioria de votos Câmara decide instalar CPI(Imagem:Divulgação)Por maioria de votos Câmara decide instalar CPI

Compra de votos

Eleito vice-prefeito de Bocaina no pleito de 2012, Nivardo Silvino da Silva assumiu o comando da Prefeitura em 9 de março de 2016, após a morte do prefeito, José Luís de Barros (PTB).

Acusado de abuso do poder econômico e de captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos, ele teve o mandato cassado no dia 6 de abril pelo juiz Sérgio Luís Carvalho Fortes. Porém, ingressou com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), pedindo o efeito suspensivo da decisão do magistrado. No dia 14 de abril retornou ao cargo por força de uma liminar.
Imagem: DivulgaçãoPresidente da Câmara conduz os trabalhos(Imagem:Divulgação)Presidente da Câmara conduz os trabalhos
Imagem: DivulgaçãoSessão foi bastantre tensa(Imagem:Divulgação)Sessão foi bastantre tensa
Imagem: DivulgaçãoVereadores apresentam motivos para instalação da CPI(Imagem:Divulgação)Vereadores apresentam motivos para instalação da CPI
Imagem: José Maria Barros/GP1Populares lotam galerias da Câmara(Imagem:José Maria Barros/GP1)Populares lotam galerias da Câmara
Imagem: DivulgaçãoMoradores cobram agilidade do TRE no jujlgamento da ação contra o prefeito(Imagem:Divulgação)Moradores cobram agilidade do TRE no jujlgamento da ação contra o prefeito
Imagem: José Maria Barros/GP1Polícia Militar foi acionada para reforçar a segurança(Imagem:José Maria Barros/GP1)Polícia Militar foi acionada para reforçar a segurança

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.