Fechar
GP1

Política

Câmara recua e libera coligações partidárias para as eleições

A mudança aconteceu quando foi analisado um destaque que fazia alterações no texto que tinha sido aprovado em setembro.

Os deputados federais, por 348 votos a 87, decidiram nessa quarta-feira (20) liberar a formação de coligações partidárias para as eleições de 2018. Isso significa um recuo do que estava previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada em setembro, que determinava o fim dessas coligações nas eleições do próximo ano, informou o G1.

A mudança aconteceu quando foi analisado um destaque que fazia alterações no texto que tinha sido aprovado em setembro. Dessa forma o fim das coligações que já estava previsto para as eleições do próximo ano, só devem valer em 2020, ficando então mantidas as regras atuais. A proposta precisa ainda passar pela segunda votação.

  • Foto: Wilton Junior/Estadão ConteúdoCâmara dos DeputadosCâmara dos Deputados

No sistema proporcional com lista aberta, as vagas são distribuídas após um cálculo que leva em conta os votos dados aos candidatos do partido ou da coligação. Por conta disso, o eleitor ajuda a eleger candidatos de outros partidos que estão na mesma aliança.

Os deputados ainda devem analisar outros destaques para que a votação da PEC seja concluída. Quando isso acontecer, ela será novamente encaminhada para o Senado Federal, onde passará por uma nova votação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.