Piauí - Uruçuí

Caminhão Digital da Sasc qualifica 264 pessoas em Uruçuí

Por meio do Caminhão Digital, os alunos e alunas selecionados nas cidades participam de 45 dias de aula.

A recepcionista Ivanilda Martins, de 45 anos, moradora da cidade de Uruçuí, mostrou que sempre há tempo para aprender e se qualificar. Ivanilda encontrou uma oportunidade que faltava para melhorar na profissão. “Eu ainda não tinha curso de Informática, sempre tive vontade de fazer, mas ainda não tinha como. Até que tive essa maravilhosa oportunidade gratuita que a Sasc trouxe até nós”, declarou a recepcionista.

Sentimento de gratidão e alegria também compartilhado pelo jovem José Félix. “Agradeço a oportunidade desse curso que veio somar em nosso currículo e que é essencial para que tenhamos condições de disputar uma vaga de trabalho”, afirmou o estudante.

Assim como Ivanilda e José, mais 262 pessoas em Uruçuí fizeram o curso de Informática Básica do projeto Caminhão Digital da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e receberam o certificado em solenidade realizada no município. O projeto tem levado para as cidades do interior a unidade móvel com o curso de Informática, proporcionando o acesso e o domínio de tecnologias, a fim de que jovens, adultos e idosos, de Norte a Sul do estado, da zona urbana e rural, possam receber qualificação básica para ingressar no mercado do trabalho.

O evento em Uruçuí contou com a participação do secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; a ex-deputada estadual Ana Paula; o ex-deputado Chico Filho; e também de autoridades e produtores locais. “A gente se sente muito feliz pelo fato de saber que, de alguma forma, com esta ação da Sasc, as pessoas nos mais distantes lugares têm a oportunidade de se qualificar e diminuir lacunas na hora de ingressar no mercado de trabalho. Não somente neste quesito, mas certamente é um conhecimento que levarão para vida”, declarou Zé Santana.

Caminhão Digital

Por meio do Caminhão Digital, os alunos e alunas selecionados nas cidades participam de 45 dias de aula, oportunidade em que aprendem conteúdo básico de informática, como introdução ao processamento de dados (IPD), windows, explorer, paint, word, excel, internet, criação de email.

A unidade móvel também é adaptada para atender pessoas com deficiência física. Somente neste ano, com o projeto da Sasc, foram capacitadas 2.608 pessoas em nove municípios piauienses.