Fechar
GP1

Piauí

Campanha de Combate à Hanseníase é desenvolvida em Oeiras

As ações estão sendo desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde e nos pontos de atendimento, tanto da zona urbana como na zona rural do município.

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando durante todo o mês de janeiro a Campanha de Combate à Hanseníase. As ações estão sendo desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde e nos pontos de atendimento, tanto da zona urbana como na zona rural do município.
Imagem: DivulgaçãoCampanha de Combate à Hanseníase é desenvolvida em Oeiras(Imagem:Divulgação)Campanha de Combate à Hanseníase é desenvolvida em Oeiras

A campanha consiste em oferecer orientação para a população sobre a doença e promover o diagnóstico precoce. Durante esses dias em que as ações vêm sendo realizadas, várias atividades estão sendo desenvolvidas como palestras educativas, no intuito de informar os sinais e os sintomas da hanseníase. Segundo a Enfermeira Julia Sene, a população tem recebido bem as informações que estão sendo passadas pelos profissionais da saúde, algo que vem a contribuir de maneira significante na realização da campanha.

“A população é bem participativa, mas ainda não sabe distinguir os sinais e sintomas da hanseníase, o que gera uma preocupação muito grande, pois quando vem descobrir a doença já esta em um grau muito avançando. Para reverter esse quadro, estamos promovendo essa campana educativa constantemente. Já o paciente que possui o diagnóstico, orientamos sobre o que é a doença, como é feita a transmissão para que assim não haja o alastramento do preconceito e evitar novos casos”, informou a enfermeira Julia Sene.

A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Os sintomas incluem sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Na cidade de Oeiras, a campanha vem contando com o apoio de outros núcleos ligados à saúde básica, como é o caso do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que por meio de suas visitas domiciliares tem ajudado na divulgação da campanha, ao mesmo tempo em que vem compartilhando informações a respeito da doença e as medidas que devem ser tomadas quando diagnosticada.

 Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.