Fechar
GP1

Política

Candidatos ao Governo do Estado participam de debate na UESPI

Os candidatos Zé Filho (PMDB) e Wellington Dias (PT) não compareceram

Cinco dos sete candidatos a governador do Piauí participaram, nessa quarta-feira (18), de um debate que reuniu representantes de várias entidades sindicais e estudantis do estado. O Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí (Sintfepi) foi uma das instituições participantes e questionou os candidatos sobre as ações para incrementar a receita pública e melhorar as condições de trabalho dos servidores.
Imagem: DivulgaçãoDebate na Uespi reúne candidatos ao Governo do Piauí e entidades sindicais(Imagem:Divulgação)Debate na Uespi reúne candidatos ao Governo do Piauí e entidades sindicais
O debate aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e contou com a participação dos candidatos: Daniel Solon (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Maklandel Aquino (PSOL), Mão Santa (PSC) e Neto Sambaiba (PPL). Os candidatos Zé Filho (PMDB) e Wellington Dias (PT) não compareceram, sendo que somente o primeiro justificou a ausência alegando incompatibilidade de horários.

Imagem: DivulgaçãoDebate na Uespi reúne candidatos ao Governo do Piauí e entidades sindicais(Imagem:Divulgação)Debate na Uespi reúne candidatos ao Governo do Piauí e entidades sindicais
Com perguntas elaboradas por entidades sindicais e estudantis, os candidatos foram questionados sobre temas como saúde, educação, segurança pública e política tributária e fiscal. O debate ocorreu em dois blocos, com sete perguntas cada, e um sorteio definia qual candidato responderia o questionamento e qual comentaria essa resposta. Após o embate, um representante da instituição que elaborou a pergunta comentava o tema.
 
Com relação à política tributária e fiscal, o Sintfepi questionou os candidatos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com foco nos investimentos para melhorar as condições de trabalho dos servidores, e também sobre o incremento da arrecadação pública para a promoção da justiça social.
 
Maklandel Aquino argumentou que quase metade da arrecadação atual com impostos do Brasil é fruto da contribuição de quem recebe até um salário mínimo e que trabalhará pela revisão das leis fiscais e tributárias. Já Lourdes Melo afirmou que seu partido defende a suspensão imediata do pagamento das dívidas públicas interna e externa para uma melhor redistribuição do dinheiro em investimentos que beneficiem a população.
Imagem: DivulgaçãoDebate na Uespi(Imagem:Divulgação)Debate na Uespi
Sobre a LRF, o candidato Mão Santa lembrou que quando foi governador conseguiu aumentar as receitas do Estado, com uma fiscalização e arrecadação fortes, o que resultou na valorização de servidores. Em contrapartida, Daniel Solon desmentiu o candidato do PSC e afirmou que ele promoveu uma série de privatizações e implantou o Programa de Desligamento Voluntário (PDV). Para Daniel, a LRF não deve ser cumprida nos casos em que contraria a garantia de serviços públicos de qualidade à população.
 
O Sintfepi foi representado pelos diretores Alan Carvalho (Comunicação) e Wilson Silva (Formação e Política Sindical). Alan Carvalho falou aos candidatos da necessidade de modernização da carreira para melhorar a arrecadação e combater a sonegação fiscal no Piauí.
 
"Estamos aqui para reforçar a importância de uma arrecadação eficiente na vida do cidadão, pois é com esse recurso que o Governo financia ações para melhorar a educação, segurança, saúde e os demais serviços públicos”, destaca Alan Carvalho.
 
O debate reuniu representantes de dez instituições, entre elas a Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), o Grupo Matizes, o Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Saúde (Sindespi) e a Central das Classes Trabalhadoras.
 
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.