Fechar
GP1

Política

Candidatos ao senado participam de debate na TV Meio Norte

O debate foi mediado pela apresentadora Maia Veloso e teve início às 13h.

Quatro candidatos ao senado participaram, na tarde desta quarta-feira (23), de debate realizado na TV Meio Norte. Ao todo são seis candidatos ao senado, mas apenas quatro participaram, pois são os únicos que possuem partidos com representação na Câmara Federal.

Estiveram presentes no debate o ex-governador Wilson Martins (PSB), o ex-prefeito de Teresina Elmano Férrer (PTB), Gustavo Henrique (PSC) e Adir Nunes (PCB).

O debate foi mediado pela apresentadora Maia Veloso e teve início às 13h. No primeiro bloco, os candidatos responderam por que querem ser senador do Estado do Piauí, nos três blocos que seguiram, foram respondidas perguntas feitas pelos próprios candidatos e internautas, e no último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.



Acompanhe:

Wilson Martins (PSB)

Wilson respondeu no primeiro bloco porque quer ser senador. “Quero fazer valer a vez e a voz do Piauí no senado. Nós vamos fazer valer o nosso direito que é legítimo, que ao longo dos anos tem sido descriminado. O senador da república do Piauí tem o mesmo valor que senador de São Paulo. Vamos fazer valer a força. Quero não só articular, mas também liderar projetos importantes que devem ser discutidos de forma rápida para angariar mais recursos para o nosso estado”, disse Wilson.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Governador Wilson Martins(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Governador Wilson Martins
O ex-governador foi questionado por Aldir Nunes, no segundo bloco, sobre o fato da sua esposa Lilian Martins ter sido escolhida como conselheira do TCE. Aldir Nunes afirmou que Wilson manipulou e influenciou os parlamentares da Assembleia Legislativa para que sua esposa fosse escolhida conselheira. E questionou se ele se considera moralmente apto para ser senador.

“Lamento que o candidato não tenha informações e não esteja falando a verdade. Eu não nomeei ninguém e o processo é de responsabilidade do poder legislativo. O Piauí nunca teve uma gestão com tanto controle e transparência como a nossa gestão. O Piauí saltou de 24º ao 5º lugar em transparência. O Piauí nesses últimos quatro anos não teve um escândalo. Plantamos um modelo de gestão pública que nos transformou em um dos estados que mais avançaram, em geração de renda e avanço na educação”, afirmou.

Em réplica, Aldir Nunes criticou os órgãos fiscalizadores como TCE e TCU e voltou a criticar Wilson. “O senado federal não precisa de oligarcas. O senhor manipulou sim. Fez com que os parlamentares votassem na sua esposa”, disse.

Em tréplica, Wilson demostrou irritação e rebateu as declarações. “Se o candidato não ouviu minha resposta. Foi feito tudo dentro do trâmite constitucional e lamento que alguém queira acabar com os órgãos de controle. Infelizmente não é esse debate que o povo do Piauí deseja ter, o povo quer um debate de propostas”, disse.

Wilson solicitou direito de resposta sobre pergunta de internauta e réplica de Gustavo:
“Primeiro, quero me dirigir a cada homem e mulher do Piauí e pedir desculpas. Viemos para esse debate com intuito de discutir o Estado, as propostas que cada um tem, e perdoo o candidato que de forma desleal e agressiva ofende a mim e a minha família. A família é o berço de tudo em todos os aspectos. Peço desculpas pelos que não souberam, de forma ética, conduzir esse debate. Aqui não há espaço para mentiras e você mentiu de forma descarada; eu nunca nomeei ninguém; queria dizer que quem foi cassado por corrupção foi o candidato a governador do seu partido.”

O ex-governador comentou pergunta sobre investimentos no esporte feita por internauta a Aldir, disse que no seu governo, construiu e recuperou centenas de ginásios cobertos poliesportivos e criou a coordenadoria da juventude, além de entregar o parque Nova Potycabana, "que antes só servia para dependentes químicos fazerem uso de drogas”

Em resposta a telespectador sobre qual sua opinião sobre plebiscito popular que visa reforma politica, o candidato disse que não se faz necessário. "A reforma politica é uma das grandes reformas que precisa ser tratada no Congresso Nacional, mas ainda não foi dada a atenção necessária. Nosso sistema politico eleitoral está ultrapassado; não podemos continuar com eleições a cada dois anos. Temos que construir um sistema onde haja financiamento público de campanha e de forma rápida fazer uma emenda q possa ter as eleições desencontradas, que acabe com a reeleição e ter um mandato de 5 anos para todos os níveis.”

Por fim, pediu direito de resposta a Gustavo e novamente pediu desculpas "por um candidato que procura denegrir a imagem das pessoas agredindo sobretudo a família.” Ele falou da sua história e de que venceu na vida. "Não existe nada mais justo, democrático, honesto do que a entrada no serviço público pela porta da frente. Você mentiu dizendo que eu havia nomeado minha esposa para o Tribunal de Contas do Estado. O governo nunca nomeou. Quem nomeia eh a Assembleia Legislativa,em processo feitoe tramitado em condições regimentais e constitucionais. Não nego que fui líder do governo Mão Santa, mas ele foi cassado sim.”


Elmano Férrer (PTB)

Elmano começou o primeiro boco falando porque quer ser senador. “Estou aqui no Piauí desde 1966, fui técnico do Sebrae, Secretário de Planejamento do estado e de Desenvolvimento Econômico em três governos. Tenho com a experiência vivida nesse estado, ao longo de 48 anos, conhecendo os seus problemas. Creio que armazenei conhecimento do estado e de sua gente para pleitear desse cargo. Não quero ser um senador político, e sim um senador técnico que reúna condições de representar bem o estado do Piauí”, afirmou.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Elmano Férrer(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Elmano Férrer
O ex-prefeito de Teresina declarou que sua vida é um livro aberto, "estou aqui de mãos limpas e creio que temos uma legislação no Brasil e ela tem que ser cumprida mas entendo que devemos ter um controle social; a sociedade deve controlar a postura de quem exerce o cargo público. O serviço publico deve ser local de homens corretos e honestos", pontuou o candidato.

Em resposta a internauta, que perguntou sobre a posição do Estado em relação aos casos de suicídios, violência contra mulheres e homossexuais, Elmano declarou que "os direitos humanos estão consagrados não só na nossa constituição, o Brasil tem avançado com relação a esses direitos e é inegável que a mulher tem sido violentada no lar, no trabalho, nas ruas, em espaços públicos e o mesmo ocorre aos homossexuais. No Piauí foram criadas delegacias da mulher, elas vem participando mais da sociedade, somos governados por uma mulher e nossa candidata a vice governadora é uma mulher, a minha suplente é uma mulher; o papel da mulher na sociedade é muito grande e ela vem tomando espaço que antes era somente dos homens, queremos entrar no Senado Federal para representar a todos; queremos conversar com todos os seguimentos sociais”, ratificou Elamano.

Gustavo Henrique (PSC)


Gustavo falou no primeiro bloco porque gostaria de ser senador. “Quero se candidato para bem representar o Piauí. Senador tem que ter independência. Defender os interesses do nosso estado. Vou registrar em cartório cinco metas e uma cláusula de renúncia se eu não cumprir essas metas. Como por exemplo, eu acredito que todas as emendas dos parlamentares tem que ser alocadas para o Piauí. Tem senador que coloca para o Maranhão. Além de investir metade dos meus recursos em saúde, educação e segurança”, disse.

Imagem: ReproduçãoGustavo Henrique(Imagem:Reprodução)Gustavo Henrique
Em resposta a  internauta, o candidato falou sobre combate a corrupção e comparou-se ao candidato Wilson Martins, Gustavo disse que não fará "como o candidato presente que, quando era governador, nomeou a sua esposa para o TCE. Nós devemos eliminar determinados trâmites para que a população não tenha a sensação de impunidade."

"Defendo em primeiro lugar que para o corrupto, a partir do inicio do processo, seja decretada sua prisão para dar uma resposta a sociedade. O povo precisa de ética na politica para que tenham um bom representante no senado federal."

No final, Gustavo comentou a resposta de Wilson sobre o plebiscito, afirmou que para ter plebiscito "tem que ter anuência do Congresso. E o candidato Wilson falou mentira. Não sou contra família. Você votou no Mão Santa e foi deputado estadual mais beneficiado com a eleição dele. Agora seus filhos passaram em primeiro e segundo lugar no concurso. Sou pai também e meus filhos querem um pai com ética”, falou o candidato a Wilson Martins.


Aldir Nunes (PCB)

No primeiro bloco, o candidato Aldir Nunes falou porque gostaria de ser senador.” Temos que evitar que o senado continue sendo um depósito. Aqui começa a luta do PCB e PSOL, rumo a uma constituinte livre e soberana que será feita e conquistada na ruas. Se eles tem poder político , nos temos o poder das ruas”.
Imagem: ReproduçãoAldir Nunes(Imagem:Reprodução)Aldir Nunes
Aldir comentou resposta de Elmano sobre mulheres e homossexuais e disse que “a violência é consequência da desigualdade social que vivemos no Brasil. As classes dominantes desse pais, e aqui há 3 representantes dela, tem feito os negros, pobres e homossexuais sofrerem.”

Em resposta a internauta, falou de projetos para o esporte no Piauí, declarou que “a coisa mais importante para a juventude brasileira é o esporte mas é acompanhada da cultura, de comida e da vida. Nós comunistas, junto com PSOL estatizaremos todas empresas que se relacionem com a vida, porque a vida é água, alimento, luz; nós vamos tentar bloquear a privatização da CEPISA, bloquear a privatização da Eletrobrás, vamos estatizar politicas de reforma agraria radical; não daremos um centavo do dinheiro público para empresas particulares, o dinheiro público eh para o esporte, educação publica" declarou Aldir.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.