Fechar
GP1

Política

Cardozo diz que impeachment é "golpe parlamentar" e vai recorrer

O advogado da petista afirmou que a aprovação do impeachment é "um dia triste para a democracia".

Nesta quarta-feira (31), após a aprovação do Impeachment no Senado, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, advogado de defesa de Dilma Rousseff, disse que o impeachment dela foi “seguramente um golpe parlamentar” e que pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Vamos impetrar possivelmente hoje [quarta] ou amanhã [quinta] uma primeira ação, sem prejuízo a uma outra ação que será proposta na sexta ou na segunda”, afirmou.

De acordo com o G1, o advogado da petista afirmou que a aprovação do impeachment é "um dia triste para a democracia porque Dilma é uma presidente da República afastada do seu cargo sem nenhum fundamento, sem crime de responsabilidade. Realmente é um golpe parlamentar. Portanto, acho que é um dia triste, nós vamos ao Supremo Tribunal Federal", relatou.

  • Foto: GloboEx-ministro, José Eduardo CardozoEx-ministro, José Eduardo Cardozo

Ainda de acordo com Cardozo, a missão não será fácil. "Realmente, eu sei que não é uma discussão simples, porque há ainda uma tese muito forte, mas que a meu ver está ultrapassada, de que o Supremo não pode rever processo de impeachment, quando me parece que isso é equivocado. Não poderia haver a revisão é do mérito político, não dos pressupostos jurídicos", afirmou Cardozo.

Para o advogado, a aprovação de o plenário ter mantido o direito de Dilma continuar exercendo cargos públicos é "importante", no entanto, ainda é "desfavorável". “Eu acho que é desfavorável, na medida em que não havia base para nada, é um dia triste para a democracia brasileira essa decisão. Claro, o fato de não ter sido condenada na perda da função pública é algo importante, mas, sem sombra de dúvida, o que pesa profundamente na questão da democracia é decretar a perda de mandato de uma presidente da República sem base nenhuma”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.