Fechar
GP1

Brasil

Cármen Lúcia recebe crianças no STF e fala sobre adoção no país

Foi a primeira vez que um presidente do Supremo promoveu um encontro deste tipo.

A ministra Cármen Lúcia, no comando do Supremo Tribunal Federal (STF) desde o início de setembro aproveitou o feriado do dia 12 de outubro para receber crianças carentes de Brasília e região na sede do STF. Elas fizeram uma visita ao local e ganharam presentes doados por servidores.

Essa foi a primeira vez que um presidente do Supremo promoveu um encontro deste tipo, em um Dia da Criança. De acordo com informações do Estadão, a visita guiada reuniu cerca de 50 jovens à espera de adoção de cinco instituições de caridade diferentes. Essa é a segunda vez que a ministra quebra o protocolo desde que assumiu o comando do STF. A primeira vez ocorreu em sua posse, quando cumprimentou, em primeiro lugar, o “cidadão brasileiro” e não autoridades presentes à cerimônia.

  • Foto: André Dusek/EstadãoMinistra Cármen Lúcia recebe crianças no STFMinistra Cármen Lúcia recebe crianças no STF

A ministra lembrou que a visita das crianças ao STF era uma forma de mostrar a elas "como funciona o órgão que tem, como objetivo, prestar a Justiça". "Ganhei um presente que é eles estarem aqui, querendo saber o que é a Justiça. Além disso, um menino me ofereceu uma pintura que fez, o que foi superemocionante. Espero mesmo que a gente possa trabalhar e melhorar (a vida) para eles", comentou Cármen.

Cármen Lúcia disse ainda que há muita burocracia no processo por um lado, e por outro, há crianças querendo ser adotadas. "Agora estamos fortalecendo o cadastro e verificando qual é o fluxograma de um processo de adoção, com os juízes da Infância e Juventude, e vendo qual é o processo real", afirmou Cármen Lúcia, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pelo Cadastro Nacional de Adoção (CNA). "(Queremos saber) quantas crianças estão nesta situação, quantas estão cadastradas para serem adotadas e quem quer adotar", afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.