Fechar
GP1

Economia e Negócios

Carro mais vendido do Brasil tem nota zero em teste de segurança

O Chevrolet Onix apresentou mau resultado na proteção para ocupantes adultos, dos bancos dianteiros. A Latin NCap apontou o risco de impacto no peito dos ocupantes nesse tipo de batida.

O carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix, recebeu nota zero depois de uma rodada de testes de colisão realizados pela Latin NCap, organização independente que avalia a segurança de veículos

Os principais problemas estão relacionados ao mau desempenho do Onix no teste de colisão lateral, que não é obrigatório para a homologação de veículos a serem vendidos no Brasil.

O Chevrolet Onix apresentou mau resultado na proteção para ocupantes adultos, dos bancos dianteiros. A Latin NCap apontou o risco de impacto no peito dos ocupantes nesse tipo de batida.

"O Onix mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura", disse a entidade.

  • Foto: Divulgação / Latin NCapChevrolet Onix passa por teste de colisão lateralChevrolet Onix passa por teste de colisão lateral

Na proteção para crianças, o veículo conquistou 3 estrelas (de 5 possíveis).

Outro problema apresentado pelo Onix durante os testes, foram as portas traseiras que se abriram, o que poderia expor as crianças a maiores riscos em uma colisão.

De acordo com o G1, em 2014, o Onix foi avaliado com 3 estrelas para adultos, mas o novo padrão de testes do Latin NCap, com colisão lateral, modificou a nota do hatch. Esse tipo de teste se tornou parte da avaliação da entidade em 2016; antes, só era feito se a montadora pedisse.

Por isso, modelos que já tinham sido avaliados voltaram a ser testados. Até agora, apenas 3 modelos que são vendidos no Brasil foram testados nos novos parâmetros.

Em nota, a GM, fabricante do veículo, afirmou que o Onix cumpre “todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul”.

Segundo o comunicado, a GM tem procurado investir em novas tecnologias e oferecer melhor desempenho de segurança aos seus clientes e por isso criou o OnStar, que “oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia”.

Confira a nota da GM

"O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul."

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.