Fechar
GP1

Piauí

Carros-pipa podem ser substituídos por poços no Piauí

A proposta será apresentada pela Secretaria de Defesa Civil do Estado, em reunião que acontece em Brasília, no dia 3 de novembro.

Em busca de soluções emergenciais para reduzir os efeitos negativos da estiagem no Piauí, o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Civil, busca novas alternativas para minimizar os efeitos da seca nos 94 municípios do Semiárido em situação de emergência.

A secretária de Defesa Civil do Estado, Simone Araújo, enviará proposta em reunião nacional, que acontecerá no dia 3 de novembro, em Brasília, onde contará com a participação dos secretários de Defesa Civil de todo país, pedindo a ajuda do Governo Federal para minimizar os danos da estiagem nos municípios do Semiárido.
Imagem: DivulgaçãoSecretária Simone Araújo(Imagem:Divulgação)Secretária Simone Araújo
A gestora explica que antes da Conferência Nacional de Defesa Civil, que será realizada no período de 4 a 7 de novembro, terá uma reunião com todos os gestores de Defesa Civil do Brasil. “Vamos tentar sensibilizar o Governo Federal para que possamos fazer a perfuração de poços, ao invés de investirmos em carros-pipa. Os açudes localizados na região do Semiárido estão secando e, com isso, os carros-pipa não teriam onde abastecer”, disse Simone Araújo.

Segundo a secretária, os poços seriam a única alternativa mais rápida para garantir água no sertão. Hoje, com dezenas de açudes com menos de 20% de sua capacidade, a utilização dos carros-pipa perde utilidade.

Atualmente, 201 municípios piauienses já declaram estado de emergência por causa da seca e encaminharam documentação às secretarias Estadual e Nacional da Defesa Civil. Desses municípios em estado de emergência, 94 foram contemplados com a Operação Carro-Pipa do Governo Federal. O reconhecimento da situação de emergência coloca ainda esses municípios em condição de serem atendidos pelos programas de assistência federal.

Outras medidas

O Governo do Estado vem também tomando medidas para reduzir os efeitos negativos da estiagem no Estado juntamente com outras secretárias como a Desenvolvimento Rural (SDR) que está trabalhando com ações de médio prazo, com a construção de barraginhas e a complementação de duas grandes barragens, Piaus e Bocaina, além da reconstrução de 23 quilômetros da Barragem do Garrincho.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.