Fechar
GP1

Piauí

Casal acusa hospital de São Raimundo Nonato de negligência médica

Lavradores afirmam que receberam corpo de filho, dentro de uma caixa de papelão.

Um casal de lavradores registrou um Boletim de Ocorrência nesta sexta-feira (07) contra o Hospital Regional Senador Cândico Ferraz, em São Raimundo Nonato, região sudeste do Estado. Os dois acusam o hospital de negligência médica.

De acordo o B.O. registrado por Jorziel Ferreira Dias, sua esposa, Maria Nilvânia dos Santos Lima chegou ao hospital em trabalho de parto às 5h30 da manhã de sexta-feira e só recebeu atendimento às 10h30, após muitas reclamações de familiares.

Ainda de acordo com o pai da criança, após o atendimento, o médico informou que o recém-nascido veio a óbito ainda na barriga da mãe, e seria necessário aguardar a expulsão natural da criança. O bebê só foi retirada às 19h30, conforme o B.O., quando a paciente foi levada para o Centro Cirúrgico.

O casal também alega no boletim, que um dia antes do parto, a mãe recebeu atendimento no Posto Saúde, onde um médico afirmou que estava tudo bem com ela e com a criança.
Ainda segundo a denúncia, o filho foi entregue dentro de uma caixa de papelão, lacrada com esparadrapos.

Outro lado

O GP1 entrou em contato com a Secretária de Saúde do Estado, responsável pela administração do hospital, que enviou uma nota esclarecendo o caso, onde afirma que todos os procedimentos no atendimento da paciente, Maria Nilvania dos Santos Lima, foram realizados de acordo com o protocolo.

Na nota, a Secretaria ainda disse que a própria paciente solicitou que o feto fosse acomodado em um caixa de papelão enquanto a família aguardava a chegada da funerária.

Confira a nota na íntegra


Esclarecimento do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato:

A direção do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, de São Raimundo Nonato, esclarece que todos os procedimentos no atendimento à paciente Maria Nilvania dos Santos Lima, moradora da comunidade Boa Vista, no município de Jurema do Piauí, foram feitos conforme protocolos.

A paciente deu entrada na urgência do Hospital por volta das 5h20 da manhã da última sexta, 6, com dor pélvica e lombar. Em seguida, foi encaminhada ao setor de obstetrícia, sendo atendida pelo médico plantonista, que por volta das 6h20, constatou que o feto não apresentava batimentos cardiofetais, solicitando assim ultrassom gestacional.

Às 10h45, após realização do exame, confirmou a ausência de batimentos cardiofetais, confirmando ausência de vida do feto. 

Diante do resultado, foi administrada medicação para expulsão do feto, ocorrendo, às 19h30, parto normal, procedimento que minimiza os riscos de infecção.

Ainda na sala de parto, a mãe e a avó forneceram as vestimentas do natimorto, solicitando à equipe do Hospital que acomodasse o feto numa caixa até a chegada da funerária, que ocorreu cerca de 30 minutos após a realização do parto. Com auxílio de profissionais do Hospital, o natimorto foi acomodado numa urna funerária, sendo levado pela família.

A direção do Hospital reitera que os todos os procedimentos adotados pelos profissionais desta unidade foram feitos de acordo com os protocolos, estando à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.