Fechar
GP1

Piauí

Caso Fernanda Lages Veras completa dois anos com muita polêmica

O caso gerou muitas especulações, principalmente porque a maioria da população não acredita na tese de suicídio.

No dia 25 de agosto de 2011, aconteceu dos casos mais polêmicos do Piauí. O corpo de Fernanda Lages Veras foi encontrado no canteiro de obras do Ministério Público Federal (MPF). Desde então houve muita polêmica.

O caso gerou muitas especulações, principalmente porque a maioria da população não acredita na tese de suicídio. O caso foi marcado principalmente pelos embates entre a polícia civil e os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha, que criticaram duramente a investigação, afirmando que o caso se tratava de um homicídio, declarando até mesmo o envolvimento de um “figurão” no caso.

Imagem: ReproduçãoFernanda Lages(Imagem:Reprodução)Fernanda Lages


Investigação da polícia civil

A investigação que foi iniciada pela polícia civil e apontou em seu relatório final, apresentado no dia 25 de outubro de 2011 que a jovem teve uma morte violenta, mas sem definir se foi suicídio e homicídio.A Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO) teve o inquérito presidido pelo delegado Paulo Nogueira.

Investigação da Polícia Federal

Com o resultado, a família lutou para o caso ser investigado pela polícia federal, que após uma longa investigação, apontou no dia 20 de setembro de 2012 que a universitária morreu após um acidente ou suicídio, sem conseguir especificar qual dos dois.

A Polícia Federal não soube especificar o que teria motivado o suicídio, apenas que a jovem já tinha ido pelo menos três vezes à obra. No próprio prédio foram encontrados desenhos iguais aos da tatuagem de Fernanda, o que mostrou que ela conhecia o prédio antes da sua morte.

Família não acredita em suicídio

Imagem: ReproduçãoFernanda Lages e os pais(Imagem:Reprodução)Fernanda Lages e os pais


Mesmo após o relatório das duas polícias, a família e os próprios promotores afirmaram não acreditar que Fernanda teria tirado a sua própria vida. Familiares de Fernanda realizaram uma coletiva de imprensa no dia 21 de setembro de 2012 e afirmaram que acreditavam que um psicopata estava envolvido no crime e que os relatórios das polícias civil e federal deixaram lacunas que precisam ser preenchidas, como a identificação do homem que estava com Fernanda e Nayra Veloso em frente ao prédio onde ela foi encontrada morta, na madrugada do dia 25.

Imagem: ReproduçãoFernanda Lages e Naira(Imagem:Reprodução)Fernanda Lages e Nayra

Promotores pedem para sair do caso

Os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha anunciaram no dia 11 de julho que solicitaram ao Ministério Público a sua retirada do caso da estudante Fernanda Lages.

Segundo os promotores, o pedido de saída é pelo fato deles terem sido foram notificados pela corregedora do órgão, Rosângela de Fátima Loureiro Mendes, de que responderão a inquérito administrativo por não terem estudado no prazo de 15 dias e dado tramitação ao inquérito do caso Fernanda Lages, que tem 6 mil páginas.

Eles alegaram que não tinham condições de continuar com a investigação, por falta de estrutura do Ministério Público e que estavam humilhados com a notificação da corregedoria. Apesar do pedido, a procuradora Zélia Saraiva não aceitou o pedido de retirada no caso.

Imagem: Bábara Rodrigues/ GP1Promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha(Imagem:Bábara Rodrigues/ GP1)Promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha

Mais investigações

Os promotores solicitaram, em julho deste ano, junto à polícia civil, novas diligências e que fosse realizado um perfil psicológico de Fernanda Lages, para apontar se ela mostrava indícios de quem cometeria um suicídio.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Advogado e Família de Fernanda Lages(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Advogado e Família de Fernanda Lages


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.