Fechar
GP1

Política

CCJ aprova relatório sobre projeto que aumenta impostos no Piauí

A votação foi presidida pelo deputado estadual Evaldo Gomes (PTC) e foi lido o relatório do deputado Fernando Monteiro (PRTB).

Lucas Dias/GP1 1 / 19 Reunião na CCJ Reunião na CCJ
Lucas Dias/GP1 2 / 19 Comissão de Constituição e Justiça, CCJ Comissão de Constituição e Justiça, CCJ
Lucas Dias/GP1 3 / 19 Muitas pessoas acompanham votação Muitas pessoas acompanham votação
Lucas Dias/GP1 4 / 19 Deputado Evaldo Gomes Deputado Evaldo Gomes
Lucas Dias/GP1 5 / 19 Robert Rios Robert Rios
Lucas Dias/GP1 6 / 19 Deputado Fernando Monteiro Deputado Fernando Monteiro
Lucas Dias/GP1 7 / 19 Deputado Aluísio Martins Deputado Aluísio Martins
Lucas Dias/GP1 8 / 19 Deputada Juliana Falcão Deputada Juliana Falcão
Lucas Dias/GP1 9 / 19 Deputado João de Deus Deputado João de Deus
Lucas Dias/GP1 10 / 19 Firmino Paulo Firmino Paulo
Lucas Dias/GP1 11 / 19 Luciano Nunes e Gustavo Neiva Luciano Nunes e Gustavo Neiva
Lucas Dias/GP1 12 / 19 Dr. Pessoa analisa projeto Dr. Pessoa analisa projeto
Lucas Dias/GP1 13 / 19 Cícero Magalhães Cícero Magalhães
Lucas Dias/GP1 14 / 19 Flora Izabel Flora Izabel
Lucas Dias/GP1 15 / 19 João Mádison João Mádison
Lucas Dias/GP1 16 / 19 Gustavo Neiva Gustavo Neiva
Lucas Dias/GP1 17 / 19 Marden Menezes Marden Menezes
Lucas Dias/GP1 18 / 19 Deputado João Mádison Deputado João Mádison
Lucas Dias/GP1 19 / 19 Evaldo Gomes Evaldo Gomes

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (26) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a votação do projeto de lei apresentado pelo governador Wellington Dias (PT) que propõe o aumento da alíquota de impostos do ICMS no Estado para combustíveis e em comunicações a partir do dia 1º de janeiro.

A votação foi presidida pelo deputado estadual Evaldo Gomes (PTC) e foi lido o relatório do deputado Fernando Monteiro (PRTB) que foi favorável ao aumento de 30% nos impostos na área de comunicação e 31% nos combustíveis. Antes estava previsto o aumento de 29% na energia, mas essa parte foi retirada pelo governo após conversas com empresários. Na primeira vez que o projeto foi ser analisado na CCJ, os empresários conseguiram impedir a votação. Já a segunda reunião que aconteceu na terça-feira (25) foi suspensa porque houve um confronto entre Evaldo Gomes e Robert Rios (PDT).

Na votação de hoje, Robert Rios fez críticas ao relatório apresentado por Fernando Monteiro afirmando que “tinha tanto erro de português que ele ficaria reprovado no Enem”. Já Fernando Monteiro afirmou: “não tive digitador e que é por isso que se existe a redação final”.

Apesar do embate inicial, o projeto foi aprovado pela maioria e agora terá que passar por uma votação na Comissão de Finanças na próxima semana. Os deputados Edson Ferreira (PSD), Aluísio Martins (PT), João Mádison (PMDB) e Fernando Monteiro (PRTB) votaram a favor do projeto. Já Firmino Paulo (PSDB) e Gustavo Neiva (PSB) foram contra.

“Concluída na CCJ, isso não implica dizer que não será dada continuidade na discussão, o projeto ainda vai passar na Comissão de Finanças, depois vai para o plenário. Na reunião de hoje apenas votamos e foi, por 4 votos a 2, pela constitucionalidade do projeto. Eu espero que a gente possa manter a tranquilidade para a reunião na Comissão de Finanças. Vai ser discutido o mérito e lógico que também será votado, depois segue para o plenário”, disse o deputado Evaldo Gomes.

Já o deputado João Mádison afirmou que o Estado precisa aumentar a sua arrecadação, por isso a necessidade de aprovação da proposta. “O secretário Rafael colocou a real situação do Estado e temos que preservar o pagamento dos servidores públicos. Infelizmente tivemos que aprovar esse aumento de imposto, mas é também para que não haja atrasos nos pagamentos. O Estado do Piauí está como os outros estados, com um problema de arrecadação. Com o dinheiro do Refis e com mais esse projeto que vamos estar aprovando aqui, temos mais garantia para 2018. Temos que ter os recursos para pagar os servidores do Estado do Piauí”, disse o parlamentar ao GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.