Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Ceará tem três casos suspeitos de ‘doença da urina preta’

Secretaria de Estado diz que está investigando os casos.

A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará informou nesta quinta-feira (12), que suspeita de três casos da chamada “doença da urina preta”. Segundo informações do G1, as notificações ocorreram até o dia 10 de janeiro.

Em nota técnica, a secretaria disse que os casos estão em investigação pelo Estado e também pela secretaria municipal de Fortaleza. Além disso, foram coletadas amostras dos pacientes para diagnóstico laboratorial, que ainda estão sob análise. Os sintomas mais frequentes dos pacientes observados nos casos da Bahia desde dezembro são: dores musculares principalmente na região cervical, membros inferiores e superiores, urina com uma cor diferente e alteração nas funções dos rins. 

  • Foto: DivulgaçãoUrina pretaUrina preta

A doença, ainda sem causa definida pelos pesquisadores e órgãos de saúde, contabiliza pelo menos 52 casos na Região Metropolitana de Salvador. Amostras de fezes de nove pacientes foram encaminhadas para o Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Enquanto isso, há a suspeita de que peixes consumidos na região tenham causado intoxicação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.