Fechar
GP1

Política

Celso Henrique diz que PPS incentiva registro de diretórios

"Nós tínhamos um diretório que foi dissolvido recentemente e estamos em fase de organização. por isso, ainda funcionamos como Comissão", disse.

A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbe os partidos políticos de lançarem candidato a prefeito e a participarem de alianças onde não tenha diretório registrado, incluindo os locais onde as siglas estejam funcionando como comissões provisórias, tem mexido com o cotidiano de diversas agremiações de Teresina.

O PPS é um desses partidos que não possui diretório registrado, pelo menos, até o momento, como explicou o atual presidente da agremiação na Capital, Celso Henrique. Ele disse que a resolução não preocupa já que a sigla terá o diretório constituído até abril desse ano.

Celso garante que o PPS é uma dos poucos que incentiva a formalização de diretórios em todo o Piauí. “Nós tínhamos um diretório que foi dissolvido recentemente e estamos em fase de organização, por isso, ainda funcionamos como Comissão. Contudo, até abril estará tudo organizado. Inclusive, posso garantir que o PPS é um dos poucos partidos que defende a formalização de diretórios”, disse Celso.
Imagem: Lucas Dias/GP1Celso Henrique(Imagem:Lucas Dias/GP1)Celso Henrique

Fere o princípio da autonomia

Apesar de garantir que o PPS está tranquilo quanto o posicionamento do TSE, Celso acredita que essa resolução fere o princípio da autonomia partidária. “Vários partidos vão correr para reverter a situação. Além disso, acho que essa resolução fere o princípio da autonomia dos mais diversos partidos”, opinou.

Apenas cinco registrados

Na Câmara Municipal de Teresina quinze partidos políticos possuem assento, dos quais apenas cinco têm Diretório Municipal registrados, são eles: DEM, PT, PSD, PSDB e PMDB. Solidariedade, PROS, PSB, PTB, PHS, PTC, PT, PRB, PSDC e PV não tem diretórios.

Data

A resolução, que trata sobre as regras das Eleições Municipais de 2016, foi aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral, no dia 15 de dezembro do ano passado.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.