Fechar
GP1

Brasil

César Benjamin ironiza posição de Taís Araújo: “idiotice racial”

O secretário disse que a fala da atriz sobre racismo no país é uma "idiotice racial".

O secretário de Educação do Rio de Janeiro, César Benjamin, fez uma publicação nas redes sociais atacando a atriz Taís Araújo. Sem citar nomes, ele destinou a postagem a uma “linda e cheirosa atriz global”.

Durante palestra feita no evento TEDxSão Pualo, no dia 6 de novembro, a atriz falou sobre problemas sociais enfrentados, em especial, por crianças negras. Taís também falou sobre a diferença de ser mãe de um menino e uma menina.

“Se os brasileiros mudassem de calçada quando vissem uma pessoa morena ou negra, viveriam em eterno ziguezague. Nunca chegariam a lugar nenhum. Por sorte, o conceito de povo brasileiro ainda não desapareceu ali onde importa: em nosso próprio povo. Luto para preservá-lo. Contra a grande maioria de vocês. Quero que as raças se fodam. Assim é!”, disse.

Bejnamin ainda disse que a “racialização do Brasil” foi inventada pelo Departamento de Estado dos EUA e que o “conceito de povo brasileiro” “desapareceu entre os bem-pensantes”.

Entenda o caso

"Quando engravidei do meu filho, eu fiquei muito, mas muito aliviada de saber que no meu ventre tinha um homem. Porque eu tinha a certeza de que ele estaria livre de passar por situações vivenciadas por nós, mulheres. Teoricamente, ele está livre, certo? Errado. Errado porque meu filho é um menino negro e liberdade é um direito que ele não vai poder usufruir se ele andar pelas ruas descalço, sem camisa, sujo, saindo da aula de futebol. Ele corre o risco de ser apontado como um infrator - mesmo com seis anos de idade", disse a atriz.

"A vida dele só não será mais difícil do que a minha filha. [...] Quando eu penso o risco que ela corre simplesmente por ter nascido mulher e negra eu fico completamente apavorada, e meu pavor tem razão. Observando o mapa da violência no Brasil, os números são muito alarmantes", continuou Taís em seu discurso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.