Fechar
GP1

Piauí

CGE-PI alerta órgãos para a regularidade fiscal

O objetivo é garantir a regularidade fiscal para que possa ser renovada a Certidão de Débito da Fazenda Nacional.

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI) reuniu, nos dias 18 e 19 de novembro, órgãos e entidades do Estado para orientar os servidores sobre pendências junto à Receita Federal. O objetivo é garantir a regularidade fiscal para que possa ser renovada a Certidão de Débito da Fazenda Nacional. O acompanhamento foi realizado pelas auditoras governamentais da CGE-PI, Maria do Amparo Esmério e Rosângela Albuquerque.

A portaria conjunta da Receita Federal (RFB) e Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) nº 1751/2014, que dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante à Fazenda Nacional, entrou em vigor no dia 3 de novembro deste ano.

Segundo Maria do Amparo Esmério, a partir dessa data, todos os órgãos da Administração Pública Estadual e demais Poderes devem manter-se regularizados para renovarem a Certidão. “O Artigo 3º, parágrafo único, desta portaria diz que a emissão da certidão para órgãos públicos de qualquer dos Poderes dos Estados e Municípios depende da inexistência de pendências em todos os órgãos que compõem a sua estrutura. Isto acontece porque todos os CNPJs são vinculados ao Governo do Estado. Para tirar a certidão negativa, nenhum órgão deve ter pendências”, explica.

A auditora disse ainda que a ação preliminar da Controladoria foi convocar os órgãos com pendências para orientá-los e informou que a CGE-PI estabeleceu o prazo para que os órgãos com pendências façam a regularização. “Eles têm até o dia 26 para resolverem essas pendências”.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.