Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Cientistas descobrem analgésico que poderia substituir a morfina

A droga foi testada em ratos, o novo composto ativou um caminho molecular conhecido no cérebro que suspende a dor.

Na quarta-feira (17), cientistas anunciaram uma droga sintética que neutraliza a dor de forma tão eficaz quanto à morfina, no entanto, os efeitos colaterais tornam os opioides tão perigosos e viciantes.

A droga foi testada em ratos, e o novo composto ativou um caminho molecular conhecido no cérebro que suspende a dor. No entanto, ao contrário da morfina e de outros tipos de drogas, como a oxicodona ou o oxycontin, o composto não ativou um segundo caminho que pode desacelerar ou bloquear a respiração normal.

  • Foto: DivulgaçãoCientistas descobrem analgésico que poderia substituir a morfinaCientistas descobrem analgésico que poderia substituir a morfina

Segundo o G1, a droga conhecida como PZM21, não causou dependência nos ratos de laboratório, que normalmente ficam viciados em morfina e medicamentos analgésicos tão facilmente quanto os seres humanos. De acordo com os pesquisadores a nova droga oferece "analgesia de longa duração acoplada à eliminação aparente da depressão respiratória".

O professor Brian Shoichet, da Escola de Farmácia da Universidade da Califórnia, em San Francisco, e um dos três autores sênior do estudo informou que "as pessoas estão procurando um substituto mais seguro para os opioides padrão há décadas", finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.