Cientistas dizem ter encontrando novo planeta no Sistema Solar

Chamado de "Planeta Nove", ele teria uma massa de 10 vezes a da Terra.

Na quarta-feira (20) cientista do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, na sigla em inglês), declararam que existem boas evidências da existência de um nono planeta no Sistema Solar. Chamado de "Planeta Nove", ele teria uma massa de 10 vezes a da Terra (e 5.000 vezes a de Plutão) e levaria entre 10.000 e 20.000 anos para dar uma volta completa no Sol.

Imagem: R. Hurt/Caltech/IPAC/ReutersConcepção artística divulgada pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), mostra o provável novo planeta do Sistema Solar (Imagem:R. Hurt/Caltech/IPAC/Reuters)Concepção artística divulgada pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), mostra o provável novo planeta do Sistema Solar

Segundo a Veja, o cientista Mike Brown, conhecido como o cientista que "assassinou" Plutão, e Konstantin Batygin disseram que o novo planeta foi descoberto por meio de uma base em cálculos matemáticos e modelagem computadorizada e a visualização por telescópio. Não foi feita uma observação diretamente. A confirmação deve acontecer em cerca de cinco anos, ou menos.

Dificuldades

As dificuldades em estudar o "Planeta Nove" ocorrem porque ele estaria 20 vezes mais longe que Netuno, o oitavo planeta no Sistema Solar. Ele também estar a 32 bilhões a 160 bilhões de quilômetros de distância da Terra, e sua visibilidade é menor por estar longe do Sol.

Estudos

Em 2003 Brown descobriu Sedna. O corpo celeste parecia ter orbita tão estranha que só poderiam ser resultado da influência de um grande astro. Simulações foram feitas e depois de vários estudos foi descoberto que apenas um planeta verdadeiro poderia ser o responsável por aquele efeito,no caso,o "Planeta Nove".

Debate

Se confirmado a existência do novo planeta será necessário um debate ao estilo que ocorreu sobre Plutão, quando foi rebaixado para planeta-anão. Ele  poderá ser o quinto maior do Sistema Solar, atrás de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Descoberta do Gj 1132b

Em novembro do ano passado, a revista britânica Nature comunicou que um grupo de cientista internacional descobriu um planeta rochoso de tamanho similar ao da Terra a 39 anos-luz do Sistema Solar. Com a descoberta do Gj 1132b, os cientistas poderão ter mais informações sobre a composição e a dinâmica de sua atmosfera.