Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Cientistas que pesquisavam cura da AIDS eram passageiros do avião que caiu

Pesquisadores estavam indo à 20ª Conferência Internacional de Aids que começa no domingo, em Melbourne.

Essa sexta-feira (18) é um dia difícil para o universo de pesquisa contra a Aids. Isso por que, vários dos especialistas nesta área podem ter sido vítimas do avião a bordo derrubado na Ucrânia. A morte destes pesquisadores pode acabar com as esperanças para cura da doença.

Joep Lange era um dos pesquisadores. Joep fazia esse trabalho há mais de 30 anos, e era considerado uma das maiores autoridades na área. Além do mais, Lange nunca deixou de travar essa luta, garantindo o acesso barato a drogas de combate à Aids em países pobres.

Imagem: AFP PhotoPessoas se reúnem em Melbourne, na Austrália, nesta sexta-feira (18), perto de local onde ocorrerá a 20ª Conferência Internacional de Aids(Imagem:Foto: AFP Photo)Pessoas se reúnem em Melbourne, na Austrália, nesta sexta-feira (18), perto de local onde ocorrerá a 20ª Conferência Internacional de Aids
"Ele é um dos ícones de todo esse campo de pesquisa. Sua perda é imensa", disse Richard Boyd, professor de imunologia na Universidade Monash.

Cerca de100 pessoas no voo estavam indo a uma conferencia que vão todos os anos, sobre a Aids. Algumas dessas mortes já foram confirmadas.

"A cura da Aids poderia estar a bordo daquele avião, simplesmente não sabemos", disse Trevor Stratton, um consultor sobre Aids que já se encontrava em Sydney para um pré-evento, à rede Australia Broadcasting Corp.

"Em reconhecimento à dedicação de nossos colegas na luta contra o HIV/Aids, a conferência vai continuar como planejado e vai incluir oportunidades para refletirmos e nos lembrarmos daqueles que perdemos", disse a entidade em comunicado. Com Informações do G1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.